NAS MANHUAÇU

Publicado em 16/05/2022

Um novo (re)começo é

sempre da esfera do possível…

Não precisa-se de data e nem hora marcada,

mas apenas da capacidade de ter esperança e resistir…

 

Encontra-se registrado em livro de atas que no dia 17 de novembro de 2005, um grupo de onze assistentes sociais, lideradas e liderados por Adriana Amaral Ferreira Alves, e juntamente com a participação de duas representantes da Seccional Juiz de Fora do CRESS-MG, fundaram o Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) que, na época, abrangia apenas o município de Manhuaçu.

O coletivo permaneceu em atividade até o ano de 2011 e retomou apenas em 2020, após duas tentativas de rearticulação: uma no ano de 2013 e outra no ano de 2018. Contudo, nesta primeira fase, o NAS participou e teve papel relevante em importantes conquistas para a categoria profissional no município, as quais merecem destaque:

  • Criação do Curso de Serviço Social presencial na Facig, atual Unifacig;
  • Disponibilização do Curso de Serviço Social na modalidade à distância pelo CEM, em parceria com a Unopar;
  • Criação da Secretaria Executiva dos Conselhos na Área da Assistência Social, inscrevendo em lei, o cargo privativo de assistente social e;
  • Presença de assistentes sociais na presidência do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), de 2009 a 2012, com expressiva participação da categoria.

Durante esta gestão do Conselho, destacamos os seguintes eventos:

  • Capacitação destinada às entidades prestadoras de serviços sobre a Resolução 16;
  • Mudança na Lei de Criação do CMAS, destacando-se a criação da Secretaria Executiva, inscrevendo a e o assistente social como ocupante do cargo de forma privativa;
  • Realização de Conferência Municipal de Assistência Social tendo como palestrante a assistente social Julia Restori, na época presidenta do Cogemas e que posteriormente foi presidenta do CRESS-MG.

Em 2018, a mobilização teve expressiva participação de assistentes sociais: foram 83 profissionais e cinco estudantes de Serviço Social, vindos dos diferentes espaços sócio-ocupacionais e de diferentes municípios da região, como Alto Caparaó, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Matipó, Mutum, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, Simonésia,  Reduto e São João do Manhuaçu.

Desta forma, o debate e a mobilização em torno da reativação do NAS passou a envolver, não só o município de Manhuaçu, mas também municípios vizinhos.

Pandemia e a necessidade de voltar à luta

Em 2020, um grupo de assistentes sociais, liderados pela assistente social Jaqueline Miranda dos Reis Santos, natural de Manhuaçu e atuante no município de Luisburgo, promoveu ampla discussão virtual. Num período de tanta incerteza, de impossibilidade de encontros presenciais e de necessidade de distanciamento social, esse grupo não perdeu a esperança, resistiu e ousou.

Sem negar a história e trajetória de luta dos primeiros anos, mas retomando e (re) construindo os passos já dados, deliberaram pela criação de um circuito de atividades no formato online, em favor da rearticulação do NAS Manhuaçu, agora envolvendo também profissionais de municípios da região.

A iniciativa teve uma programação extensa, com o intuito de aproximar a categoria profissional do debate em torno da necessidade de sua organização política e de classe e da reativação do próprio NAS. O circuito foi uma construção coletiva, democrática e transparente, tendo os seguintes momentos:

  • Roda de Conversa com a Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi), com o tema “O Trabalho da e do assistente social no contexto de pandemia”, em 21 de julho;
  • Aula participativa com o tema “A intrínseca e necessária relação entre as lutas sociais e o Serviço Social”, em 28 de julho;
  • Diálogo aberto com o NAS de Juiz de Fora e com a Sub Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago) do CRESS-MG, em 04 de agosto;
  • Reunião Ampliada do Coletivo em favor da (re)implantação do NAS na microrregião de Manhuaçu e as assistente sociais do território, em 07 de agosto, culminando na retomada do grupo, agora com o nome NAS Manhuaçu e Região. 

Este se trata de um coletivo que tem demonstrado sua capacidade de luta e de resistência. De traçar no cotidiano estratégias de contribuições à organização da categoria, ao fazer profissional comprometido e crítico e à valorização das particularidades e singularidades do território e dos sujeitos: profissionais, usuárias e usuários.

Municípios da área de abrangência

O NAS Manhuaçu e Região abarca as e os profissionais que atuam em 23 municípios, sendo eles: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhumirim, Manhuaçu, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pocrane, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba.

Entre em contato

E-mail: nasregiaomanhuacu@gmail.com
Coordenação: Jaqueline Miranda dos Reis Santos (CRESS-MG 25.111).

Notícias relacionadas

Maio é o mês da e do Assistente Social e, para comemorar, o NAS Manhuaçu promove atividades virtuais. Programe-se e participe! Data: 20/05/21 Horário: 19h A atividade conta com a participação especial de Rutélia Silva, assistente social e professora da UFMT, que abordará sobre o “novo normal” da sociedade brasileira devido à pandemia e os […]

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h