Secretaria de Educação de Manhuaçu irá contratar assistentes sociais, após mobilização do NAS da região

Publicado em 14/03/2022

Organizar-se para, assim, fortalecer o Serviço Social na região em que você atua. Este é um dos objetivos dos Núcleos de Assistentes Sociais, os NAS, criados através da mobilização da própria categoria, em todos os cantos do estado. A união destas e destes profissionais volta e meia traz frutos que beneficiam a profissão e a sociedade em geral, como aconteceu recentemente, em Manhuaçu, na Zona da Mata.

No dia 03 de março, foi aprovado um PL que garante quatro vagas para assistentes sociais na Educação. Desde a promulgação da Lei Federal 13.935/19, que prevê a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica, o NAS Manhuaçu e Região vem promovendo ações para sensibilizar a sociedade e o poder público a respeito da importância de assistentes sociais nesta política.

Para mobilizar a realização de lives, encontros presenciais e até mesmo processos de  formação, foi criada uma comissão de trabalho que teve também, a participação de psicólogas e psicólogos locais. Uma das ações de destaque foi a reunião das assistentes sociais com a prefeita do município, senhora Maria Imaculada Dutra Dornelas, na tentativa de consolidar o trabalho realizado pelo coletivo das duas categorias profissionais.

A aprovação da PL, no início deste mês, foi um momento de emoção para a categoria e de resgatar todo o processo de lutas dos últimos tempos. A coordenadora local do NAS, Jaqueline Reis, apontou, na ocasião, que quando o município legitima a inserção do Serviço Social no ensino básico, trata-se do eco de uma luta maior, forjada historicamente em âmbito nacional, pelo Conjunto CFESS-CRESS e pelas entidades da Psicologia.

“Cada passo dado é sempre com o intuito de acertar. Conquistas vêm com o  tempo. Há o tempo de plantar e o de colher. Ainda falta muito nessa caminhada, mas o primeiro passo foi dado. O que fica é a certeza de que juntas e juntos podemos dar o nosso melhor e o nosso melhor  é  dialético,  contraditório,  vai  e  vem. Mas se podemos coletivamente, assim seguiremos”, pontua Márcia Henrique, integrante do Núcleo.

A contratação será feita através de processo simplificado, portanto, o objetivo agora é seguir tensionamento para construir um plano de cargos e carreira digno para as assistentes sociais que ocuparem as vagas. Além disso, a estratégia segue na defesa pela ampliação desse espaço sócio-ocupacional, a fim de que o Serviço Social contribua cada vez mais para criar meios para acesso e permanência de  crianças, adolescentes, jovens e adultos no ensino básico da rede pública.

Com a conquista, Manhuaçu se tornou o pioneiro, em âmbito regional, a garantir vagas para assistentes sociais na Educação. A perspectiva é de que os demais municípios sigam o exemplo e que as vagas sejam instauradas e ampliadas por toda a microrregião, garantindo a efetivação da Lei Federal 13.935/19 e todos os benefícios advindos desse processo para a política em questão.

Faça parte de um NAS: Núcleo de Assistentes Sociais

Os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) são criados por meio da mobilização de profissionais das várias regiões do estado e têm como principal objetivo contribuir para que o Serviço Social seja mais valorizado nessas localidades. Atuam com o suporte do CRESS-MG, principalmente por meio da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago).

As reuniões são mensais e são uma ótima oportunidade para conhecer e trocar experiências com colegas de profissão. Estes encontros também são uma maneira de levar para além das cidades onde se situam a Sede e as Seccionais, os debates relacionados ao Serviço Social e que são propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS.

Para saber se já existe NAS em sua região ou para formar um novo NAS, clique aqui ou mande um e-mail para comago@cress-mg.org.br.