CRESS-MG promove ações pelo direito à vacinação de assistentes sociais e toda a população

Publicado em 09/06/2021

Na semana em que o Brasil se aproxima da triste marca de 480 mil mortes causadas pela Covid-19 e o desprezo do governo federal no enfrentamento à pandemia, o CRESS-MG reafirma a defesa da vacina para todas e todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste terrível contexto, é fundamental que a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo SUS seja garantida e que ações privadas e individuais não tenham acesso antecipado às doses já disponíveis, nitidamente insuficientes para a imunização de toda a população.

Em maio deste ano, o Conselho enviou ofícios para gestores municipais e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, recomendando a inclusão de assistentes sociais, por serem profissionais da Saúde, no Plano Municipal de Imunização das cidades mineiras, em acordo com as previsões postas do ofício Nº 234/2021 do Ministério da Saúde, que traz orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “Trabalhadores da Saúde”.

Conheça, a seguir, outras ações do CRESS-MG sobre a vacinação:

• Vacina para trabalhadoras e trabalhadores do SUAS é tema de reunião entre o CRESS-MG, Ceas e outras entidades
• Envio de carta aberta, conjuntamente a outras entidades da área da Saúde de Minas Gerais, sobre a necessidade da vacinação urgente de toda a população
• Reunião ampliada sobre os rumos da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e a mobilização das e dos assistentes sociais
• Manifesto da Comissão de Assistência Social do CRESS-MG sobre a necessidade urgente de vacinação das trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
• Participação da reunião da Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, em fevereiro de 2021, sobre auxílio emergencial e vacinação
• CRESS-MG se posiciona sobre o desmonte no SUAS, ataques ao SUS e o direito à vacinação para a categoria de assistentes sociais nos serviços essenciais e para toda a população