Vacina para trabalhadoras e trabalhadores do SUAS é tema de reunião entre CRESS-MG, Ceas e outras entidades

Publicado em 10/06/2021

O Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), se reuniu virtualmente com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), no dia 8 de junho, para debater a necessidade urgente de vacinação das trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A atividade também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (Cogemas), Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) , Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS e da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS.

Em Minas Gerais e no Brasil já são quase 480 mil vidas ceifadas pela Covid-19 e o desprezo do governo federal. Este cenário trágico marca, principalmente, as cidadãs e cidadãos pobres e extremamente pobres, aos quais a Política de Assistência Social centra sua atenção.

Dessa forma, é urgente a vacinação de toda a população através do SUS e fundamental que trabalhadoras e trabalhadores do SUAS, por desempenharem atividade essencial, componham o grupo prioritário para o recebimento do imunizante o mais breve possível.

Entre os principais encaminhamentos do encontro estão a criação de uma nota conjunta pela defesa da vacinação para trabalhadoras e trabalhadores do SUAS e o levantamento do quantitativo destas e destes profissionais. As informações e solicitação serão enviadas à Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB). O Ministério Público do Trabalho também será acionado para avaliação de possíveis novas estratégias.

Confira mais ações do CRESS-MG pelo direito à vacinação de assistentes sociais e toda a população!