NAS de Conselheiro Lafaiete promove ações para fortalecer a Assistência Social na região

Publicado em 09/11/2021

O Núcleo de Assistentes Sociais de Conselheiro Lafaiete (Naslaf) se reuniu, online, no dia 23 de setembro, com as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS do município a fim de planejar ações voltadas para fortalecer a política de Assistência Social. A ideia foi também promover o diálogo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, visando melhores condições de trabalho e consequentemente a defesa do atendimento de qualidade para usuárias e usuários.

Na região, a proteção social básica está passando por uma reestruturação que aumentará significativamente os serviços nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Durante a reunião, foram apresentadas, ainda, ações já deliberadas pelo Núcleo, como encaminhamento de documento junto à Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS e a própria Comissão de Serviço Social e Política de Assistência Social do CRESS-MG.

Na oportunidade, integrantes do CMAS e de assessorias do campo político, que possuem interesse no tema, também participaram da reunião. Por fim, ocorreu a eleição de uma comissão para acompanhar essas mudanças e dar seguimento a novas ações deliberadas em reunião pelo coletivo e que está sendo composta por representantes de profissionais da Pedagogia, Serviço Social, incluindo pessoas que integram o próprio Naslaf.

Reunião de trabalhadoras e trabalhadores do Suas, em Conselheiro Lafaiete, foi promovida por Naslaf

Trabalho reconhecido

O Naslaf é um dos mais de vinte Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) ativos, hoje, em Minas Gerais. Estes grupos surgem da mobilização de profissionais das várias regiões do estado. Através de encontros mensais, é possível conhecer e trocar experiências com colegas de profissão, ampliar os debates do Conjunto CFESS-CRESS para além da capital e das cidades onde se situam as Seccionais e pensar ações para que o Serviço Social seja mais valorizado na localidade onde o Núcleo está presente.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Naslaf para fortalecer o Serviço Social, a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, por meio da vereadora Damires Rinarlly, concedeu uma Moção de Aplausos ao coletivo. Na ocasião, que se deu presencialmente, em 28 de agosto, os parlamentares destacaram o compromisso da categoria profissional com a promoção social e humana, pela luta constante contra as desigualdades sociais e em favor da justiça e da equidade social.

Além disso, foi pontuada a importância do NAS no desenvolvimento de ações que contribuem na consolidação da política de Assistência Social junto à Câmara Municipal de Vereadores. Ao final, foi frisado, ainda, que a moção é também uma forma de homenagear e estimular o trabalho de todas e todos os assistentes sociais do município. O CRESS-MG parabeniza o Núcleo pela condecoração, contentes por ver um coletivo cumprindo o papel que lhe é conferido, de fortalecer profissionais, profissão e o Conjunto CFESS-CRESS.

 

Participe de um NAS

Para saber se já existe NAS em sua região ou para formar um novo, acesse nosso site ou mande um e-mail para comago@cress-mg.org.br.

Notícias relacionadas

O Núcleo de Assistentes Sociais de Conselheiro Lafaiete (Naslaf) se reuniu, online, no dia 23 de setembro, com as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS do município a fim de planejar ações voltadas para fortalecer a política de Assistência Social. A ideia foi também promover o diálogo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, visando melhores condições […]

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h