CRESS-MG defende assistentes sociais de Ubá após radialista local proferir comentários ofensivos à honra profissional

Publicado em 30/09/2024

Em maio deste ano, um radialista de Ubá, ao criticar a atitude de profissionais durante um evento que aconteceu no município, que não tinha relação com o Serviço Social, comparou a postura “covarde e medrosa” dessas pessoas com a de assistentes sociais.

As declarações foram feitas no Facebook da Rádio Carinho, emissora local, e ao ser questionado, Cláudio Oliveira cometeu novos equívocos ao dizer que a “honrosa função do assistente social”, de fazer caridade, se assemelhava ao que estavam oferecendo às pessoas envolvidas no tal episódio.

O argumento utilizado caracteriza assistentes sociais como profissionais da caridade e de atuação assistencialista, demonstrando assim, um comum desconhecimento das normativas da profissão, além de publicamente ferir a imagem da categoria profissional.

As manifestações foram averiguadas pelo CRESS-MG, a pedido de profissionais do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) do município, e deliberou-se por desagravar estas e estes profissionais da região, ou seja, defender a honra profissional através de uma ação que tenha alcance próximo ao das declarações ofensivas.

Clique aqui para conferir!

O desagravo público, como é chamado este procedimento, é realizado pelo Conselho, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, em especial no que se refere a sua competência por zelar pelo livre exercício, honra e autonomia profissional, a fim de defender a dignidade da profissão de Serviço Social, assim como de assistentes sociais ofendidas ou ofendidos.

A deliberação do CRESS pela realização de um desagravo público se dá após análise minuciosa da representação formulada pela própria ou próprio profissional afetado. A ação também é uma maneira de se contrapor e repudiar o ato ofensivo e, por isso, é importante a participação do maior número de pessoas.

Então, se você é da região, ajude a compartilhar este conteúdo que se encontra em nosso site e redes sociais.

Notícias relacionadas

Em maio deste ano, um radialista de Ubá, ao criticar a atitude de profissionais durante um evento que aconteceu no município, que não tinha relação com o Serviço Social, comparou a postura “covarde e medrosa” dessas pessoas com a de assistentes sociais. As declarações foram feitas no Facebook da Rádio Carinho, emissora local, e ao […]
Empossada como servidora efetiva do município de Vieiras, em 2020, a assistente social Jozianea Soares de Faria era a única trabalhadora e mãe atípica do local e, em função das demandas da filha em tratamento, conquistou o direito de acompanhá-la a consultas médicas. Em janeiro de 2021, com a mudança da gestão pública, perdeu a concessão e, […]

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h