NAS PIRAPORA

Publicado em 11/05/2021

Uma efervescência de debates agitava os ares do Norte de Minas, em 2008. Neste contexto vibrante, assistentes sociais representantes de diversos campos de atuação participavam e contribuíam com reflexões sobre temas do momento, impulsionavam trocas em torno de debates qualitativos que refletiam na categoria, como a discussão sobre os caminhos da formação profissional em tempos de Educação a Distância (EaD).

Vários fatores contribuíram para essa efervescência, como a própria criação da Seccional do CRESS-MG, em Montes Claros, após longa mobilização envolvendo profissionais, universidades e movimentos sociais da região. Neste mesmo período, em 1º de março de 2008, floresceu e nasceu o Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) que naquela época recebia o nome de NAS Alto Médio São Francisco: o primeiro Núcleo registrado em Minas Gerais.

O primeiro NAS do estado, volta à ativa

Em 2016, após um período de desarticulação, as e os profissionais começaram a se reunir informalmente, para tratar de assuntos relevantes à atuação profissional, o que reacendeu o desejo de reativar o NAS. Um dos motivos que impulsionaram esses encontros foi a entrada de novas e novos profissionais na atuação, principalmente nos serviços públicos dos municípios da região, decorrente de concursos públicos a partir de 2010.

Esse incremento na coletividade das e dos assistentes sociais fez insurgir a necessidade de retomar uma organização que permeasse a organização coletiva, a formação continuada, a discussão de questões éticas, técnicas e práticas do exercício profissional, ao mesmo tempo que visava a união desse grupo em torno da busca de reconhecimento e de melhores condições para o exercício profissional.

Como consequência desses encontros, em 14 de julho de 2017, foi formalizada a rearticulação do Núcleo, ou seja, sua volta à ativa, por meio da eleição da comissão gestora. O novo nome, NAS Sertão, remete à resistência do povo dessa região e à expressão reveladora de sonhos e esperanças: “ser tão”… Nessa trajetória, participaram, marcadamente, assistentes sociais de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Jequitaí, Ibiaí e Lagoa dos Patos.

De tempos em tempos, o grupo se vê refrigerado por estudantes de Serviço Social que renovam nas veteranas e veteranos da profissão, o desejo de aprender e empreender justiça social nesse mundo corroído pela desigualdade. Nessa entoação dita pelo poeta e “sertãozeiro” Guimarães Rosa, os profissionais da região vão se revezando na peleja de manter acesa a união e o debate:

“o correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,

sossega e depois desinquieta, o que ela quer da gente é coragem.”

Municípios da área de abrangência

Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance e Jequitaí.

Entre em contato

E-mail: nas.pirapora@gmail.com

Coordenação: Jacyranna de Siqueira Oliveira Correia (CRESS-MG 6.674).

Notícias relacionadas

Alô, profissionais de Pirapora e região! Quinta-feira que vem, dia 16 de março, tem reunião importante do Núcleo de Assistentes Sociais, o NAS Sertão, sobre “A precarização do trabalho do/a assistente social no Brasil recente: particularidades, desafios e possibilidades de avanço”. O evento terá a presença da doutora Suênya Thatiane Souza de Almeida. | Anota […]
Se você é assistente social e está em Pirapora e região, participe do próximo encontro do NAS Sertão, no dia 15 de setembro, às 19h. A atividade, que acontecerá presencialmente, tem o intuito de eleger a comissão gestora do Núcleo. Anote o endereço! Av. Comandante Santiago Dantas, 294. Centro. Pirapora-MG.
Alô, assistente social de Pirapora e região! Nesta quinta-feira, 7/7, tem atividade presencial do NAS Sertão sobre “Atuação da e do assistente social no pós-pandemia”. O encontro acontecerá no Centro de Educação Permanente em Saúde de Pirapora, em frente ao hospital Dr. Moisés, a partir das 13h30. Envie este convite para as e os colegas.
  🗓️ Data: 16/09/21. ⏰ Horário: 9h. Na ocasião, o NAS recebe Diego Tabosa, assistente social e professor da Unimontes, para uma conversa sobre Capacitação Continuada Como Ferramenta de Valorização do Serviço Social e Enfrentamento ao Avanço do Conservadorismo, de Desmonte das Políticas Públicas e da Agudização das Expressões da Questão Social. 🔗💻  Link de […]

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h