Publicado em 06/06/2024
O Núcleo de Assistentes Sociais de Pirapora e Região (NAS Sertão), no Norte de Minas, promoveu na tarde do dia 15 de maio, em Pirapora, um evento em comemoração ao Dia da e do Assistente Social que teve a presença de 60 profissionais de municípios como Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance e Jequitaí.
Na ocasião, ocorreu a roda de conversa “Serviço Social na luta anticapacitista: por um Brasil de pessoas humanamente diferentes e totalmente livres” que foi o assunto escolhido no Encontro Nacional CFESS-CRESS em setembro passado, para ser pautado em todo o país no “15M”, devido a sua urgência e relevância.
Para o debate, foram convidadas a advogada Bruna Emanuelly que abordou direitos de pessoas com deficiência (PcD), a militante da causa, Tamara Castro, tratando dos “Desafios enfrentados na luta anticapacitista” e a assistente social, Tallita Bastos, explicando a “Relação da vivência familiar com a prática profissional do Serviço Social”.
A atividade proporcionou reflexões e diálogos necessários ao exercício profissional e contribuiu para dar visibilidade ao trabalho da e do assistente social no contexto de combater os preconceitos e discriminações a PcDs, o que as acaba excluindo da sociedade e de terem acesso a direitos básicos e específicos.
“O debate irá contribuir para o aprofundamento nesta temática e proporcionar uma melhor aplicabilidade para o cotidiano profissional, assim como para a comunidade envolvida com os trabalhos prestados por nós”, afirmou Jacyranna Siqueira, assistente social e atual coordenadora do NAS Sertão, o mais antigo do estado.
NAS Sertão: o mais antigo de Minas Gerais
Os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) são espaços voltados para que as e os profissionais possam dialogar, se articular e se organizar, contribuindo, assim, para levar aos quatro cantos de Minas Gerais, os debates do Serviço Social propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS.
Um NAS surge quando assistentes sociais de uma determinada cidade ou região se unem e se mobilizam para a sua criação. Este processo é acompanhado pelo CRESS-MG por meio da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago). No caso do NAS Sertão, a primeira articulação se deu em 2008 com o nome de NAS Alto Médio São Francisco: o primeiro Núcleo registrado em Minas Gerais.
Após um tempo desativado, em 2017, foi formalizada a rearticulação do Núcleo, ou seja, sua volta à ativa. O novo nome, NAS Sertão, remete à resistência do povo dessa região e à expressão reveladora de sonhos e esperanças: “ser tão”… Nessa trajetória, participaram, marcadamente, assistentes sociais de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Jequitaí, Ibiaí e Lagoa dos Patos.
As reuniões acontecem uma vez ao mês e são uma ótima oportunidade para conhecer e trocar experiências com colegas de profissão. Desta forma, é possível propor ações para que o Serviço Social seja mais valorizado na localidade, tais como oficinas de capacitação, debates com profissionais de renome, audiências públicas entre outras.
Acesse nossas redes sociais para ficar por dentro das atividades ou entre em contato com comago@cress-mg.org.br.
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h