NAS JEQUITIÉTICO

Publicado em 16/05/2022

Criado em 2010, o NAS Jequitiético se situa no Vale do Jequitinhonha, ao nordeste do estado, e integra 55 municípios, organizados nas microrregiões do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. A palavra Jequitinhonha, no dialeto dos maxacalis, corresponde a um “rio largo e cheio de peixes”. Entre os povos indígenas dessa região, estão os Aranãs, Pankararus e Pataxós, além das comunidades quilombolas, tais como Gravatá, Cruzinha, Catitu do Meio, Rosário e Mutuca.

O Vale do Jequitinhonha tem características sociopolíticas e econômicas próprias, além de uma vasta e belíssima cultura, expressada pelo artesanato, música e pelas festas regionais, como a Festa do Rosário e a Festa do Congado de Chapada do Norte, patrimônio cultural de Minas Gerais. A região tem uma identidade diversificada sendo forte o barro, cerâmica, festivais de cultura, violeiros, danças folclóricas. 

Por um Serviço Social mais forte na região

O Serviço Social da região tem se fortalecido desde a chegada do Núcleo. Foram inúmeras ações nestes mais de dez anos de existência, com destaque para a mobilização entre NAS e instituições públicas para adesão às 30 horas, a integração das e dos assistentes sociais de diversos municípios, o desenvolvimento de capacitação continuada com o Curso Ética em Movimento, além de oficinas e eventos pelo Dia da e do Assistente Social (15 de maio).

Além de contribuir para valorizar a profissão nas várias partes do estado, os NAS também são um espaço de partilha e acolhimento, em que as e os profissionais contam e ouvem sobre os desafios da vida profissional, muitas vezes atravessado pelas questões da vida pessoal e da própria conjuntura do país. Sobre isso, a poesia da assistente social da região, Luzia Pereira da Silva do livro “Nós Infinitos”.

“Escrever será um alívio de algo que me sufoca. Sufoca um grito, um choro, uma dança, uma tarde que não vivi, um abraço que não dei. Só sei que há uma busca, uma estrada onde preciso ir. Quero levar comigo todos os rios, todos os encantos, todos os feitos que o mundo não quer reparar. Assim que eu começo a escrever, meu coração salta no peito. Os sentimentos misturam em dose muito forte. Difícil resistir ao pranto.

Que bom que chegou o pranto. Esperado, desejado, para limpar a alma, a aura. Aura pesada nos últimos tempos. Que peso, que fardo, que fardo pesado!

Para arrancar esse arrastão de sentimentos é preciso também um colo, uma colo amigo, um cantinho ao sol ou o romper da aurora. Acalanto.

E no entanto, é preciso ser ainda mais forte, pois o tempo carece coragem”.

(Luzia Pereira da Silva/Assistente Social – Livro: Nós Infinitos)

Municípios da área de abrangência

Os municípios que compõem o NAS: Turmalina, Capelinha, José Gonçalves de Minas, Minas Novas, Leme do Prado, Veredinha, Aricanduva, Angelândia, Água Boa, Chapada do Norte.

Entre em contato

E-mail: nasjequitietico@yahoo.com.br
Coordenação: Luzia Pereira da Silva (CRESS-MG 4.772).

Notícias relacionadas

Maio é o nosso mês e, por isso, o NAS JEQUITIÉTICO convida assistentes sociais de Turmalina e região para atividade com o tema “O Serviço Social tem um lado, o das trabalhadoras em suas múltiplas existências e opressões”. O encontro, que e acontece de forma presencial no dia 26/05, a partir das 8h, contará com […]

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h