NAS Jequitiético recebe Seccional Montes Claros em Leme do Prado

Publicado em 29/09/2017

A Seccional Montes Claros, através de demanda apresentada pelo Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) Jequitiético, realizou, no dia 22 de setembro, em Leme do Prado, uma palestra sobre “Ética e exercício profissional no Serviço Social” e que reuniu mais de 30 profissionais da região.

O NAS Jequitiético abrange as cidades de Angelândia, Água Boa, Aricanduva, Capelinha, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina e Veredinha. Segundo uma de suas integrantes, Viviane Ribeiro, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Turmalina, esse tema foi escolhido por entenderem sua relevância na atuação profissional e pela dificuldade apresentada por várias e vários assistentes sociais locais. Além disso, ela acredita que “a ética na atuação profissional não vem sendo tratada a fundo pelas faculdades de Serviço Social, o que acaba comprometendo também a formação profissional”.

Em uma breve avalição sobre o evento, a assistente social Fernanda Godinho, da cidade de Capelinha, afirma que o encontro foi enriquecedor, uma vez que reanimou as e os participantes, provocando uma reflexão sobre como a ética perpassa as diversas esferas da prática profissional. “Esse foi um espaço que nos mostrou o quanto temos que estudar mais. Foi, sem dúvida, um momento de grande valia para nós! Tenho certeza que provocou em todos nós uma reflexão sobre nosso trabalho enquanto assistentes sociais”, afirmou.

Palestra

A pauta da ética profissional tem sido buscada por vários Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) em Minas Gerais e também por profissionais em outras regiões do país, o que, para o conselheiro da Seccional Montes Claros, Dimas Sales, responsável por ministrar a palestra em Leme do Prado, reforça a atualidade do tema diante da conjuntura complexa pela qual atravessa o país. “Isso pode ser um sinal de luz ao fim do túnel, um despertar da categoria para uma práxis referendada pelo projeto ético-político. É interessante buscar uma maior compreensão desse fenômeno, pois, foi justamente em meio a uma ditadura e crise política do Estado brasileiro que a profissão avançou no sentido de uma ética revolucionária”, afirma.

Para Dimas, o devir histórico indica que, nesse momento, a categoria começa a se mobilizar novamente, ainda que timidamente. “Estamos diante de um assunto sempre atual para o Serviço Social, afinal, a ação reflexa, como nos lembra Adolfo Sánchez Vázquez, é a ação ética. É só através do agir ético que se pode extirpar – ou se aproximar disso – a dicotomia teoria x prática, e, esse exercício diário em nossas ações enquanto profissionais é imprescindível para que consigamos, passo a passo, ir dando materialidade a um projeto societário em construção”, pontua.

Fortalecendo o NAS

No mesmo dia, à tarde, a Seccional Montes Claros, por meio do conselheiro Dimas Sales e do coordenador da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), Leonardo Prates, reuniu-se com as e os integrantes do NAS Jequitiético para dar algumas orientações sobre o funcionamento da Seccional e da Sede, em Belo Horizonte, e também tratar questões referentes ao planejamento de trabalho para o ano de 2018.

Para se atualizar sobre as ações do CRESS-MG, acompanhe nosso site e nossa página no Facebook!

Para receber conteúdos especiais, acesse a página inicial do nosso site e insira seu e-mail no campo “assine o boletim”, na coluna à direita.  

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h