Já reparou que estamos de cara nova? Conheça a origem da nova logo e os recursos do novo site do CRESS-MG

Publicado em 15/06/2021

Após uma série de reflexões entre a gestão, os setores de atendimento e a Assessoria de Comunicação do CRESS-MG, em maio, mês das e dos assistentes sociais, a categoria foi presenteada com um novo site e uma nova logo. Mas, afinal, quais as inovações trazidas?

Tanto a logo como o site compõem a identidade visual do conselho, que é um dos órgãos que representam o Serviço Social a nível estadual. Além disso, a marca reflete os objetivos do CRESS-MG e o site é um importante instrumento para informar e dialogar com a categoria profissional.

Conselho antenado com a atualidade

Uma logo representa de forma gráfica, através de desenhos, ícones ou símbolos, uma entidade, empresa ou iniciativas em geral. No caso do CRESS-MG, a logo em vigência até maio, havia sido criada há mais de 25 anos, num contexto em que as principais formas de comunicação e divulgação para a categoria e sociedade eram através de materiais impressos, como panfletos, jornais, boletins, cartilhas e revistas.

“Com o avanço da comunicação digital e a modalidade de atendimento virtual imposta pela pandemia, o site institucional e as redes sociais do Conselho ganharam destaque e tornou-se ainda mais evidente a necessidade de uma nova identidade visual que estivesse adequada aos meios digitais e que representasse o que é, hoje, o CRESS-MG e o Serviço Social mineiro”, explica a assessora de comunicação, Dayane Reis.

A logo anterior tinha traços finos e retos e era composta por uma seta que a circulava. Nela, estava escrito o “6ª região”, correspondente à jurisdição de Minas Gerais, o que, além de não funcionar bem quando aplicada em espaços menores, confundia as e os profissionais.

“Na nova versão, optou-se por representar a jurisdição de outra forma, como já vinha sendo feito nos materiais textuais da comunicação, ou seja, destacando a sigla do estado. Assim, a marca atual reafirma o comprometimento do Conselho com a população mineira e com as e os assistentes sociais que aqui atuam”, observa Dayane.

A nova logo faz, ainda, uma referência sutil ao principal elemento da bandeira do estado, um triângulo, que dá forma ao solo de onde brota um pequeno ramo de arruda, inspirado na obra de arte “Fundos Murrado”, de Arthur Bispo do Rosário, já conhecida por estampar produções importantes do Serviço Social, como a capa do Código de Ética da e do Assistente Social.

A tipografia, popularmente conhecida como “letras” ou “fontes”, apresenta linhas mais grossas, simples e modernas, sendo ideal para a aplicação também em peças virtuais. Já a cor verde, relacionada à primavera, ao crescimento, à força e à resistência foi mantida, mas em um tom mais leve e moderno, que contribuiu para a harmonia da paleta de cores do novo site.

Site acessível e mais fácil de usar

Outra novidade é o site institucional que, na versão atual, se baseou nas principais demandas das e dos profissionais. O visual também está mais limpo e direto, com a navegação leve, intuitiva e responsiva, ou seja, pode ser acessado através de qualquer dispositivo (celular, computador ou tablet) sem prejuízo na leitura das informações. Portanto, agora, ficou mais fácil encontrar tudo o que você precisa.

Uma agenda contendo as atividades abertas às e aos assistentes sociais e uma atenção especial à acessibilidade para pessoas com deficiência são marcas do novo site.

Nele, demos também mais visibilidade às dezenas de materiais informativos e de formação permanente produzidos pelo CRESS-MG. São dezenas de periódicos abordando temas de interesse da categoria.

Se você ainda não conhece o novo site, te convidamos a dar uma explorada e conferir essas inovações possibilitadas pela atual gestão, “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023).