NAS UBÁ 

Publicado em 11/05/2021

Situado na Zona da Mata, o município de Ubá teve o seu Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) criado em 2011 e em mais de uma década de existência tem contribuído para o fortalecimento da categoria, na busca por inserir novas e novos profissionais em concursos públicos e, assim, conquistar maior autonomia profissional na defesa dos direitos sociais e no trabalho cotidiano das bandeiras de lutas do Serviço Social.

O maior motivo da criação do Núcleo era discutir a realidade da região de Ubá e propor estratégias de intervenção conjunta, apoiar e dar suporte às e aos colegas para contribuir com o trabalho de todas e todos. A primeira palestra proposta pelo grupo foi realizada pelo chefe do INSS da época e a partir daí foram realizadas reuniões mensais para que cada profissional da região pudesse apresentar seus maiores desafios no seu campo de trabalho.

Assim como outros Núcleos, o NAS Ubá enfrenta dificuldade para engajar as e os profissionais para participarem nas reuniões e eventos promovidos, mas, para além disso, outro desafio que o grupo encara é alcançar uma homogeneidade e consciência de classe na categoria, visto que muitas e muitos profissionais parecem se distanciar do real papel da profissão perante a sociedade.

A formação precária é um dos motivos que, segundo o grupo, leva a essa desarticulação e distanciamento do projeto ético e político do Serviço Social. Isto é, os desafios enfrentados pela educação, em especial a educação a distância que pode prejudicar a base curricular, vem contribuindo para a falta de engajamento da categoria junto ao NAS Ubá.

Municípios da área de abrangência

Astolfo Dutra , Brás Pires, Coimbra, Divinésia, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ervália, Guarani, Guidoval, Guiricema, Paula Cândido, Piraúba, Presidente Bernardes, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Senador Firmino, Silveirânia, Tabuleiro, Mercês, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco.

Entre em contato

E-mail: nas.uba2014@gmail.com

Coordenação: Pedro Antonio Rodrigues Gazolla (CRESS-MG 10.461).

Situado na Zona da Mata, o município de Ubá teve o seu Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) criado em 2011 e em mais de uma década de existência, tem contribuído para o fortalecimento da categoria, na busca por inserção de novas e novos profissionais em concursos públicos e, assim, conquistar maior autonomia profissional na defesa dos direitos sociais e no trabalho cotidiano das bandeiras de lutas do Serviço Social.

Municípios da área de abrangência

Astolfo Dutra, Brás Pires, Coimbra, Divinésia, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ervália, Guarani, Guidoval, Guiricema, Paula Cândido, Piraúba, Presidente Bernardes, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Senador Firmino, Silveirânia, Tabuleiro, Mercês, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco.

Notícias relacionadas

Quarta-feira, agora, 12 de julho, tem reunião importante do Núcleo de Assistentes Sociais de Ubá, sobre Requisições Indevidas x Atribuições de Competências da e do Assistente Social. O encontro terá a presença da agente fiscal do CRESS-MG Terezinha Hagen. Anota aí Data: 12/07/23 (quarta-feira) Horário: 18h Local: Unopar (Av. Raul Soares, 35. Centro. Ubá – […]
Maio é o nosso mês e, por isso, o NAS UBÁ convida assistentes sociais de região para atividade com o tema “O Serviço Social tem um lado, o das trabalhadoras em suas múltiplas existências e opressões”. O encontro, que e acontece de forma presencial no dia 17/05, a partir das 18h, contará com a presença […]

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h