NAS CARRANCAS

Publicado em 11/05/2021

Ao longo de 2006, um grupo de assistentes sociais de Januária e municípios vizinhos passou a se reunir a cada dois meses para debater sobre os desafios do cotidiano profissional e pensar em formas de fortalecer o Serviço Social na região. Cinco anos depois, em 12 de julho de 2011, esse mesmo coletivo se constituiu como Núcleo de Assistentes Sociais de Januária e Região (NAS Carrancas).

Para garantir a continuidade das reuniões, elas aconteceram nos mais diversos espaços: do Centro de Artesanato, em Januária, à residência de algumas e alguns participantes até que, por fim, foi disponibilizada uma sala para o encontros na casa paroquial da cidade. Com mais de uma década de existência, o Núcleo vem desenvolvendo inúmeras ações que ajudam a difundir os debates propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS.

Participação contínua: um desafio a ser superado

Assim como acontece em outros NAS e mesmo em diferentes espaços de militância, o maior desafio do NAS Carrancas é, atualmente, a participação ativa das e dos demais assistentes sociais que atuam nas localidades. Hoje em dia, grande parte do grupo é composta por profissionais que trabalham como servidoras e servidores do município de Januária.

O Nas Carrancas é um grupo de profissionais assistentes sociais do município de Januária e região, que por meio da articulação e mobilização da categoria, tem como proposta o fortalecimento profissional em consonância com o Projeto Ético-Político do Serviço Social e conseqüentemente dos usuários (as) dos serviços, programas e projetos das políticas públicas diversas do município de Januária e região.

Por um Serviço Social mais forte na região

Nestes dez anos de NAS Carrancas, muito foi feito a fim de contribuir para o reconhecimento do Serviço Social e do trabalho desenvolvido por assistentes sociais. Este é, inclusive, o principal objetivo dos NAS.

Outro objetivo é difundir as ações e os debates propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS, como a Campanha 30 dias pelas 30 horas, as mobilizações e passeata contra a PEC 55 e o ato em defesa do SUAS.

Veja, a seguir, um compilado das principais ações promovidas:

  • Eventos anuais para marcar o Dia das e dos Assistentes Sociais;
  • Projeto Café com Entrevista em que assistentes sociais da região contavam sobre suas trajetórias, experiências e atuação profissional;
  • Reunião com Secretários municipais de Assistência Social, Saúde e Administração referente ao concurso edital 01/2015 sobre posse e nomeações;
  • Reunião com o legislativo para a criação de cargo de Assistentes Sociais e Psicólogas/os na Educação;
  • Apresentação Minuta de Lei que prevê a inserção das e dos Assistentes Sociais e Psicólogas na Educação;
  • Oficina com o tema Dimensão Técnico-Operativa do Serviço Social “A utilização dos instrumentais visando à qualificação da prática profissional”, ministrada pelo professor dr. Diego Tabosa.
  • Seminário de Seguridade Social, ministrado pelo professor Wesley Felício;
  • Roda de Conversa “Diálogos Sobre o Exercício Profissional”, ministrada pela agente fiscal do CRESS-MG, Érica Araújo;

Integrar o NAS é uma maneira de militar e se engajar politicamente em diversas pautas e políticas sociais que se relacionam com as bandeiras de luta do Serviço Social. No caso do NAS Carrancas, esse engajamento levou com que algumas e alguns de seus integrantes assumissem cadeiras nos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Criança e Adolescente, assim como integrassem a diretoria da Seccional Montes Claros do CRESS-MG.

Diante do contexto da pandemia, os encontros mensais passaram a ser virtuais, facilitando, de certa forma, que profissionais dos demais municípios participassem desses momentos. Veja alguns destaques de ações deste período:

  • Oficina virtual com o tema “O Serviço Social e os principais desafios na atual conjuntura: estratégias de enfrentamento”, ministrada pelo professor dr. Diego Tabosa;
  • Roda de conversa virtual sobre “A inserção de assistentes sociais e psicólogas/os na Educação”, com o professor Wesley Felício e o diretor da Seccional Montes Claros, Leonardo Prates;
  • Criação da comissão de profissionais da Psicologia e do Serviço Social de Januária com o intuito de confeccionar e apresentar o documento sobre a inserção dessas e desses profissionais na rede de ensino de educação básica do município.

Municípios da área de abrangência

Pedras de Maria da Cruz, Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Manga, Montalvânia e São João das Missões.

Entre em contato
E-mail: nasjanuaria@gmail.com

Coordenação: Daniele Pereira Torres (CRESS-MG 15.329).

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h