NAS VEREDAS

Publicado em 11/05/2021

O NAS Veredas (Brasília de Minas e Região), situado na região norte do estado e que abarca também os municípios de Luislândia e Patis, foi criado no dia 9 de outubro de 2017, com a presença da diretoria da Seccional Montes Claros do CRESS-MG. No decorrer dos seus cinco anos de existência, o grupo promoveu debates e ações importantes nas áreas das políticas sociais públicas.

Uma das mais marcantes foi a conquista das 30 horas semanais, sem redução salarial, para assistentes sociais da prefeitura municipal de Brasília de Minas, em novembro de 2017. Outros momentos importantes foram a reunião com a equipe técnica da Casa de Repouso e Tratamento Senhora Santana de Brasília de Minas para abordar assuntos referentes à política de atendimento às pessoas idosas e uma capacitação sobre aspectos conceituais e técnico-operativos com a analista de Seguro Social, Carla Pereira Silva.

Já no segundo ano de existência do Núcleo, outro eventos foram promovidos, atraindo um grande número de assistentes sociais, com destaque para as palestras com o objetivo de comemorar os 25 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e do Código de Ética Profissional da e do Assistente Social, além do debate com Paulo Delgado, autor da Lei 12.216/01, que versa sobre a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial no Brasil.

Outra pauta discutida pelo grupo é a atuação da e do profissional de Serviço Social na Saúde e na Saúde da Família, e para isso, foram realizados minicursos e rodas de conversas com temas como “O trabalho social com famílias da política de Assistência Social nas Proteções Sociais Básica e Especial”, a interface do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com as políticas públicas intersetoriais, Serviço Social na Saúde, entre outros.

Mesmo com a chegada da pandemia, o grupo não deixou de se movimentar, realizando seus encontros e reuniões no formato on-line. O maior desafio do NAS Veredas é mobilizar toda a categoria da região para as discussões e eventos promovidos. Ainda assim, o grupo se mantém firme em seus propósitos e pensando continuamente em estratégias para que o Serviço Social, nessa localidade, seja ainda mais forte e reconhecido. 

Municípios da área de abrangência

Brasília de Minas, Luislândia e Patis.

Entre em contato

E-mail: nasbrasiliademinas@gmail.com 

Coordenação: Marcos Mendes Freitas (CRESS-MG 19.453).

Notícias relacionadas

NAS Veredas convida para atividade sobre Requisições Indevidas no Exercício Profissional da e do Assistente Social. Anote para não esquecer: Data: 27/10/22 (quinta-feira) Horário: 9h Local: Auditório do Creas. (R. Juca Mendes, 120. Santa Rita. Brasília de Minas) Se você é da região, ajude a divulgar! 
🗓️ Nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, às 19h30, tem reunião virtual do NAS Veredas. 📱A atividade, que acontecerá pelo aplicativo Zoom, tem como tema Escuta Especializada Sob o Olhar da e do Assistente Social. 🔗 Para participar, acesse: bit.ly/3dKoL2V
  Se você é assistente social ou psicóloga/o e está em Brasília de Minas e região, participe da roda de conversa com o tema A Inserção da/o Assistente Social e Psicóloga/o na Educação: Avanços e Perspectivas”. A atividade, promovida pelo NAS Veredas em conjunto com o Núcleo de Psicólogos de Brasília de Minas e Região (NUPBM) […]
Maio é o nosso mês! Em ritmo de comemoração, o NAS Veredas e o NAS Velho Chico promovem, de forma conjunta, uma roda de conversa sobre “O Serviço Social tem um lado, o das trabalhadoras em suas múltiplas existências e opressões”. O encontro, que contará com a participação especial de Diego Tabosa e Noêmia Lopes, […]
  Anote na sua agenda para não esquecer: dia 29/04, às 8h, tem reunião presencial do NAS Veredas. Se você está em Brasília de Minas e região, aproveite a oportunidade e venha debater sobre Abordagem Técnico-operativa do BPC. 📍Local: Câmara Municipal de Brasília de Minas. (R. Cel. Sansão, 225 – Brasília de Minas – MG)

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h