Conferência Regional Metropolitana de Assistência Social tem participação do CRESS-MG

Publicado em 30/08/2017

Nesta segunda-feira, 28 de agosto, aconteceu, em Belo Horizonte, a abertura da Conferência Regional Metropolitana de Assistência Social, importante etapa para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, que ocorrerá de 9 a 11 de outubro, também na capital mineira.

Este ano, as Conferências Municipais, Estaduais e Nacional têm como tema a "Garantia de direitos no fortalecimento do Suas". Os desmontes dos Direitos de Cidadania, o avanço do capitalismo com a Emenda Constitucional 95/2016, a perda dos direitos trabalhistas e previdenciários e o sucateamento na Seguridade Social têm levado as trabalhadoras e trabalhadores da Assistência Social a se organizarem e instituírem fóruns em defesa dos direitos socioassistenciais.

Para o conselheiro do CRESS-MG, Leonardo Koury, em Minas Gerais, “a resistência contra as propostas do governo federal, como o Programa Criança Feliz, e o repúdio à suspensão de centenas de milhares de famílias pobres no Brasil ao direito à renda, vem se tornando mote na articulação da classe trabalhadora em todo o estado”.

Participaram do evento, conselheiras/os municipais de Assistência Social, gestoras/es, usuárioas/os e trabalhadoras/es do Suas. A Regional Metropolitana possui 32 municípios, mais de 4 milhões de habitantes e um total de 184.602 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Na ocasião, também foi realizado o primeiro dia de atividades do Capacita Suas para as cidades da Região Metropolitana.

Presenças

Além da participação do CRESS-MG, através dos conselheiros Leonardo Koury e Ludson Martins, a conferência teve a presença da presidenta do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (Ceas-MG) e representante das Uniões Regionais de Conselhos Municipais de Assistência Social (URCMAS), Simone Albuquerque, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Rosilene Rocha, além da secretária municipal de Políticas Sociais (SMPS), Maira Colares, e do presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Minas Gerais (Cogemas), José Crus.

Também estiveram presentes o deputado federal e ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, o deputado estadual, André Quintão, e o vereador de Belo Horizonte, Pedro Patrus, que ressaltaram a defesa da política de Assistência Social, dos direitos sociais e a favor da democracia como direito constitucional.

Fotos: Mira Gomes / CEAS-MG