Publicado em 05/02/2014
Objetivos:
– Avaliar a condução e os impactos da implementação das normas contidas no Plano Diretor e na legislação de parcelamento, ocupação e uso do solo e sugerir alterações, a serem aprovadas por lei, das diretrizes estabelecidas nessas leis;
– Criar condições para que as propostas para atualização do Plano Diretor, da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo e da legislação urbanística correlata sejam resultado de processo de discussão com a sociedade;
– Assegurar a participação dos diversos setores e categorias sociais na revisão da legislação, de forma a conhecer e articular as diferentes visões dos atores que participam da dinâmica urbana;
– Deliberar sobre a revisão do Plano Diretor e seus instrumentos, da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo e da legislação urbanística correlata a partir do conteúdo dos Planos Diretores Regionais e, ainda, com base nas decisões do Conselho Municipal de Política Urbana – Compur;
Eixos Temáticos:
A temática da IV Conferência Municipal de Política Urbana foi definida a partir dos princípios de sustentabilidade, inclusão e intersetorialidade tratados nos eixos objeto de estudo dos Planos Diretores Regionais, conforme listagem abaixo:
1. Eixo de Estruturação Urbana: Racionalização da ocupação tendo como base a capacidade de suporte urbano.
2. Eixo de Desenvolvimento: Descentralização e distribuição adequada das atividades no território.
3. Eixo Ambiental: Melhoria da qualidade ambiental e uso adequado dos recursos naturais.
4. Eixo Cultural: Identificação e manutenção do patrimônio cultural e simbólico.
5. Eixo de Habitação: Redução da vulnerabilidade social.
6. Eixo de Mobilidade: Redução dos deslocamentos, melhoria da acessibilidade e estímulo ao transporte coletivo e não motorizado.
Regimento:
Comissão Organizadora
Representante da SARMU Venda Nova, Cláudio Vaz Souza Sampaio
Inscrições:
– As inscrições serão realizadas presencialmente nas etapas 1 e 2, informações sobre as inscrições da etapa 3, 4.1 e 4.2 serão divulgadas posteriormente.
– Para realizar a inscrição, será necessário apresentar o documento de identidade e o Titulo de Eleitor no credenciamento.
Confira o cronomgrama da Conferência!
Fonte: Gestão Compartilhada – PBH
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h