Em defesa da Previdência e da Seguridade Social

Publicado em 20/02/2019

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

O auditório do Centro Universitário Unihorizontes, em Belo Horizonte, sediou uma emocionante reunião ampliada de assistentes sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no último sábado, 16 de fevereiro. A atividade recebeu profissionais da Paraíba ao Paraná e de Juiz de Fora a Montes Claros, para debater e encaminhar estratégias de enfrentamento ao desmonte da política de Seguridade Social.

Desde 2017, Minas Gerais tem sido palco de inúmeros casos de assédio e pressão das e dos assistentes sociais da área, por parte de gestores locais do INSS, reflexo de um processo maior, a nível nacional, de desmonte dos serviços previdenciários com a justificativa incabível dos últimos governos de que o INSS já não é tão “útil” para a população brasileira. Por este motivo, a capital mineira foi a escolhida para a realização deste momento.

A iniciativa foi promovida conjuntamente entre CFESS, CRESS-MG, Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev).

Entre relatos graves de perseguição, com perda salarial e danos psicológicos, sobressaíram as falas de resistência e, junto aos diversos órgãos ali presentes, foram pensadas formas de como a categoria pode se inserir na luta contra a contrarreforma da previdência que se reflete na atuação profissional, além de entender como essa conjuntura incide no exercício profissional das e dos assistentes sociais.

A responsável técnica da agência de Governador Valadares, Micheline Sampaio, conta que dos 23 assistentes sociais que atuam no local, oito estão sendo assediadas e assediados. "Em 25 anos de profissão, nunca imaginei viver isso. Não tive perda salarial, mas a cada dia, tenho sido mais desrespeitada. Cheguei na Gerência Executiva de Governador Valadares para assumir a responsabilidade técnica no olho do furacão, em 2016, quando começou o esvaziamento dos serviços previdenciários. É preciso uma ampla fiscalização e uma ampla responsabilização dos gestores, pois estamos no limite”, pontua.

O Conjunto CFESS-CRESS historicamente tem se colocado na defesa da política de previdência social como parte constituinte da seguridade social brasileira, e apontado a necessidade de lutar pela consolidação e ampliação dos direitos sociais. Em relação aos ataques específicos ao exercício profissional de assistentes sociais, o CFESS vem acompanhando e incidindo junto ao INSS, sempre que ações são deferidas pela direção central no sentido de esvaziar o conteúdo das ações profissionais e que ferem a autonomia e exercício da profissão e, consequentemente, a prestação deste serviço.

Dentre os encaminhamentos da reunião, estão a produção de uma campanha em defesa da seguridade social e ações mais incisivas dos órgãos presentes no que diz respeito aos assédios e desvios de função relatados. Ao final da atividade, as pessoas presentes se reuniram para reafirmar que esta luta pela valorização profissional é, antes de mais nada, uma luta em defesa dos direitos da população brasileira e, portanto, ela continua.

Confira o vídeo feito na ocasião.

Assista a transmissão online da reunião.