CRESS-MG participa de 6ª Conferência Municipal da Assistência Social de Matias Barbosa

Publicado em 21/08/2015

O CRESS-MG/Seccional Juiz de Fora, no dia 22 de julho, foi convidado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Prefeitura De Matias Barbosa a participar e compor a mesa de abertura da 6ª Conferência Municipal da Assistência Social de Matias Barbosa –MG. Foram indicadas pelo Conselho as representantes e assistentes sociais Dayana Assis e Cleide Ana Rodrigues, que compõem a Comissão de Políticas Públicas, Direitos Sociais e Conselhos de Direito da instituição.

O evento teve como tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e como lema “ Pacto Republicana no SUAS rumo a 2036: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Dayana, que atua na proteção básica (CRAS) da cidade de Rio Novo, compôs a mesa de abertura juntamente com autoridades municipais e com o prefeito Joaquim Nascimento e a diretora do departamento de Promoção Social Delfina Guedes.

Na ocasião, a assistente social iniciou sua fala resgatando informes propostos pelo CNAS nº 01/2015 e no informe CNAS nº 05/2015 que compõem os direcionamentos para construção do Sistema Única de Assistência Social (SUAS) nos próximos 10 anos, e abordou, também, a importância de qualificar técnica e politicamente os trabalhos e debates durante a Conferência Municipal.

Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora empossa assistente social

Na manhã do dia 6 de agosto de 2015, o Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora (CMAS), em sua 17ª Reunião Ordinária, convocou a assistente social Dayana Assis para a Cerimônia de Posse como conselheira suplente, no biênio 2014/2016, representando o CRESS-MG/Seccional Juiz de Fora.

A representação do CRESS-MG está prevista no Regimento Interno do CMAS, no Art. 4º. O órgão é composto 26 membros (conselheiros/as), tendo a seguinte composição: representantes do Poder Público e representantes da Sociedade Civil, sendo dois representantes de Trabalhadores da área de Assistência Social, em se enquadra a representação do Conselho Regional de Serviço Social/Seccional Juiz de Fora.

O mandato dos conselheiros, tanto titulares como suplentes, tem duração de dois anos e o cargo é considerado função pública não remunerada. Uma das atribuições é comparecer às plenárias do CMAS e demais atividades realizadas pelo órgão. A função consiste no acompanhamento, elaboração, discussão, deliberação, monitoramento e envolvimento da participação popular para a construção de políticas públicas no município, para contribuir com a construção da cidadania, combate à pobreza e à desigualdade social.

O CMAS é um importante espaço não só de controle social, mas de fortalecimento da política pública de Assistência Social como um direito. É um espaço para debater, sugerir e refletir em relação aos trabalhadores do Suas e buscar novas alternativas na condução do trabalho mais humanizado e de fácil acesso a todos e todas.

A articulação entre CRESS-MG e os CMAS é importante para aproximar essas instâncias com papéis fundamentais na discussão e reflexão das políticas públicas para a Assistência Social, a garantia de direitos sociais, a construção da cidadania pelo viés da participação e a democracia.