Pandemia: CRESS-MG completa 100 dias de trabalho remoto 3

Publicado em 01/05/2020

Posse em plena crise

Foi também em meio à crise gerada pelo coronavírus que tomou posse, em maio, a nova gestão do Conselho “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023). Com a inviabilidade de uma cerimônia presencial, representantes das antiga e atual gestões deixaram uma mensagem para a categoria, em vídeo, que você confere aqui

A impossibilidade de atividades presenciais não impediu que as conselheiras e conselheiros recém-empossados realizassem reuniões ordinárias, de transição e de capacitação da nova gestão, além de reativar a Comissão de Educação e criar a de Previdência Social, na Sede, e, na Seccional Montes Claros, unir duas antigas comissões na nova Comissão de Seguridade Social Ampliada e Direitos Humanos. A seguir, um condensado desses encontros virtuais:

• Reuniões Ordinárias de Conselho Pleno: 04
  • Reuniões Extraordinárias de Conselho Pleno: 04
  • Reuniões de Transição/Capacitações para nova gestão: 13
    04 (Sede); 02 (Sec. Juiz de Fora); 03 (Sec. Montes Claros); 04 (Sec. Uberlândia)
  • Reuniões de Diretorias: 26
    09 (Sede); 04 (Sec. Juiz de Fora); 07 (Sec. Montes Claros); 06 (Sec. Uberlândia)

Reuniões das Comissões Regimentais

• Comissão de Ética: 07
  • Comissão de Registro: 02
  • Comissão Administrativa: 09
  • Comissão de Comunicação: 02
  • Comissão de Inadimplência: 04
  • Comissão de Orientação e Fiscalização: 12
    04 (Sede); 02 (Sec. Juiz de Fora); 01 (Sec. Montes Claros); 05 (Sec. Uberlândia).
  • Comissão de Apoio a Grupos Organizados: 04
    02 (Sede); 02 (Sec. Montes Claros).

Reuniões das Comissões Políticas

• Comissão de Saúde: 01
  • Comissão de Educação: 03
  • Comissão da Previdência Social: 01
  • Comissão de Direitos Humanos: 02
  • Comissão de Assistência Social: 03
  • Comissão de Seguridade Social (Sec. Uberlândia): 04
  • Comissão de Políticas Públicas, Defesa de Direitos e Controle Social (Sec. Juiz de Fora): 02
  • Comissão de Seguridade Social Ampliada e Direitos Humanos (Sec. Montes Claros): 01
  • GT da Comissão de Seguridade Social (Sec. Uberlândia): 01
  • GT da Saúde (Sec. Uberlândia): 01
  • Comissão de Trabalho e Formação Profissional: 04
    02 (Sede); 01 (Sec. Juiz de Fora); 01 (Sec. Montes Claros).

Núcleos de Assistentes Sociais (NAS)

O CRESS-MG tem 32 Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) ativos em todo o estado e que funcionam como espaços de valorização e fortalecimento do Serviço Social, além de serem instrumento de interiorização das ações do Conjunto CFESS-CRESS.

Com a pandemia, os Núcleos precisaram reordenar as atividades planejadas para o presente ano. Confira, a seguir, algumas das que já foram realizadas:

• “Ciclo de Formação: o fortalecimento teórico-político da intervenção profissional de assistentes sociais em tempos de pandemia e o aprofundamento do estado de exceção brasileiro” – Seis encontros virtuais (abril e maio) – NAS Teófilo Otoni;
  • Roda de Conversa sobre o trabalho de assistentes sociais frente à questão pandêmica (junho) – NAS MotivAção (Guanhães);
  • Reunião online sobre os desafios de assistentes sociais no enfrentamento à pandemia (junho) – NAS Patos de Minas;
  • Minicurso “Serviço Social e os principais desafios na atual conjuntura: estratégias de enfrentamento” (julho) – NAS Januária;
  • Reuniões online de planejamento das atividades (julho) – NAS Passos e NAS Viçosa.

Medidas Financeiras e Administrativas

Agindo preventivamente, considerando os possíveis efeitos da pandemia na redução de receitas e, ainda, a alteração da Resolução de Anuidades – com a  possibilidade de quitação das anuidades de 2020 até dezembro, sem multa ou juros, o Conselho Pleno do CRESS-MG definiu por rever e priorizar as ações de pessoal: a adoção do trabalho home office com a suspensão das viagens e atividades presenciais, como prevenção à pandemia; a conclusão da revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), da estrutura interna e da nova metodologia de avaliação de desempenho; a conclusão dos processos de avaliação de desempenho 2019/2020 e das progressões na carreira em 2020.

Ainda de forma preventiva, foram cancelados processos para confecção de serviços gráficos e materiais institucionais – redução estimada em R$ 70.437,00 (comparada a 2019); reduzidas aquisições de materiais de escritório e locação de impressoras – estimada em R$ 12.000,00 (média orçada); suspensas viagens e eventos para abril, maio e junho, com a não utilização dos contratos de transportes, passagens, hospedagens – redução estimada em R$ 33.666,00; R$ 48.197,00; e R$ 4.280,00 (comparados a 2019),  respectivamente.

Por outro lado, foram mantidos os processos estruturantes para contratação de ferramentas que contribuem para o funcionamento do CRESS-MG, neste momento, como contratação de um sistema que permite o recebimento de anuidades por meio de cartão de débito e crédito e a contratação de sistema videoconferência por meio da empresa.

Estamos todas e todos nós, gestão, trabalhadoras e trabalhadores, empenhados para que, em meio à crise pandêmica, você, assistente social, continue usufruindo dos serviços ofertados por este Conselho. Distantes, mas perto de você: até o momento em que abraços e apertos de mãos voltem a ser sinônimo de respeito, afeto e cuidado!