Saiba porquê se inscrever no último minicurso do ano!
Publicado em 27/11/2013
O último minicurso do ano, promovido pelo CRESS-MG, acontece neste sábado, 30 de novembro, na Sede (BH), e ainda há vagas!
O tema "Serviço Social e Educação Popular" será abordado pela assistente social, doutora em Ciências Sociais e professora da UFRJ, Maria Lídia Souza Silveira.
Definições teóricas, práticas, limites, possibilidades da educação popular são alguns dos tópicos a serem abordados durante as nove horas de aula, que envolve exposição do palestrante e dinâmicas em que os participantes podem interagir entre si e tirar suas dúvidas com a professora.
O investimento é de R$ 50 e o horário é das 8h às 17h, na Sede (BH). O endereço é Rua dos Tupis, 485, 5º andar – Centro.
Porquê participar
Os conceitos do filósofo e cientista político Antonio Gramsci orientam a apresentação de Maria Lídia (foto), durante este minicurso, tais como as definições teóricas, práticas, limites e possibilidades da chamada educação popular.
A cultura, de acordo com o autor, possibilita aos seres humanos a atribuição de significados às suas ações, como explica a professora. “Isso implica em autoconhecimento, em ser senhor de si mesmo, em distinguir-se e diferenciar-se dos demais sujeitos individuais e, igualmente, dos projetos de classe”, afirma.
Tal como a educação, a cultura, da mesma forma que engrandece o ser humano, pode ser usada para dominá-lo e torná-lo acrítico, apático. É, então, que a educação popular se faz necessária, como explica Maria Lídia. “Podermos entender esse sentido de dominação, negá-lo e afirmarmos uma outra concepção de mundo, é uma possibilidade que está posta no movimento da vida, na dinâmica da luta de classes”, aponta.
Neste sentido de estar constantemente procurando ampliar os conhecimentos, em especial da categoria profissional de assistentes sociais, o Projeto Formação Continuada fecha 2013 com a expectativa de que, cada vez mais profissionais possam fazer parte desse processo.