Publicado em 26/12/2019
Termina em 31 de dezembro de 2019 a campanha Viva Sua Identidade, lançada em 2016 para recadastrar e fazer o levantamento do perfil profissional da categoria.
Até o momento, 40 mil profissionais fizeram a atualização de seus dados cadastrais por meio do site www.vivasuaidentidade.com.br. Número que pode aumentar nos próximos dias, pois ainda é possível fazer o recadastramento e responder à pesquisa.
Clique a faça seu recadastramento
A seguir, seguem algumas respostas às dúvidas que estão surgindo com o fim da campanha.
Por que é importante se recadastrar?
Porque o levantamento e atualização dos dados de cada assistente social é importante para estabelecer uma melhor comunicação e relação entre o Conjunto CFESS-CRESS e a categoria, aproximando o Conselho do cotidiano profissional, além de atender aos órgãos de controle da Administração Pública, como o Tribunal de Contas da União.
Tentei me recadastrar, mas tive problemas de lentidão. O que fazer?
O sistema, por vezes, pode ficar sobrecarregado. Sugerimos a atualização cadastral em horários alternativos. Além disso, é preciso se atentar que no espaço referente ao "nome da mãe" só é necessário preencher o primeiro nome da pessoa.
Quem não se recadastrar sofrerá alguma penalidade?
Não. Foi deliberado no 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS (Belém/PA) que o/a assistente social que não se recadastrar não sofrerá qualquer tipo de penalidade, reafirmando a política educativa e pedagógica do Conjunto. Tudo isto está disposto na Resolução CFESS nº 929/2019
Posso fazer depois do dia 31/12 pelo site da campanha?
Não, porque o site da campanha será desativado e, com ele, o recadastramento e o link para a pesquisa. Entretanto, sempre recomendamos que o o/a assistente social entre em contato com o CRESS para manter seu registro atualizado.
E como fica a questão da substituição dos documentos de registro antigos (carteira profissional de papel) pelo Documento de Identificação Profissional (DIP)?
O processo de solicitação de substituição dos documentos antigos (cédula e carteira em papel) pelo Documento de Identidade Profissional (DIP) passará a ser feito diretamente no CRESS de sua região.
Os problemas de emissão do DIP foram corrigidos?
O CFESS tem empreendido todos os esforços para garantir a qualidade, segurança e agilidade na impressão do DIP junto às empresas envolvidas. Em 2019, foram impressos cerca 23 mil novos documentos.
Quem não se recadastrou poderá votar no processo eleitoral Conjunto CFESS-CRESS 2020-2023?
Sim, desde que faça a atualização cadastral específica para o processo, que será divulgado amplamente nos próximos meses de janeiro e fevereiro 2020.
Ainda dá tempo de responder à pesquisa profissional?
Sim, ela será encerrada também em 31 de dezembro. Até o momento foram mais de 14 mil respostas, que têm demonstrado a heterogeneidade da categoria profissional. O resultado será divulgado em 2020 e auxiliará na elaboração de estratégias para defesa da profissão em âmbito nacional.
Confira e compartilhe os cards de tira-dúvidas sobre o Recadastramento!
Fonte: CFESS
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h