Publicado em 11/06/2013
Diversas atividades foram realizadas pela Seccional Montes Claros, durante a Semana do Assistente Social, que aconteceu de 22 a 24 de maio, na própria cidade. O evento, feito em parceria com as Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), teve como tema o “Serviço Social na luta contra exploração do trabalho”, proposto pelo Conjunto CFESS-CRESS.
Na apresentação feita no primeiro dia, sobre “Fragmentos do mundo do trabalho – valor, trabalho e mais-valia”, o sociólogo e diretor regional do Sindieletro, Lúcio Parrela, trouxe elementos essenciais de sua experiência profissional e militância política no sindicato. O convidado também fez uma crítica ao isolamento da academia no processo de expropriação da classe trabalhadora.
O segundo dia foi marcado por cinco oficinas, cujos temas foram: “Suas e o trabalho interdisciplinar”, “Serviço Social e mercado de trabalho, “Serviço Social e direitos da criança e do adolescente”, “Serviço Social na Educação” e “Serviço Social em empresas”, este ministrado por Valdênia Costa. A assistente social relembrou que o surgimento da profissão nesse espaço organizacional, data de 1960, quando o objetivo era cuidar das dificuldades dos trabalhadores, especialmente no que se referia ao plano de assistência médica da empresa.
Com o passar do tempo, o Serviço Social foi ganhando espaço e atualmente é visto como instrumento de intervenção na realidade humana e social. Segundo Valdênia, é preciso que a categoria conheça todo o sistema produtivo. “A grande questão é que a intervenção do Serviço Social na empresa não nega a contradição existente, mas intervém, buscando mediação entre os diversos atores e levando em conta a consciência social do trabalhador”, diz.
No último dia, foi realizada a palestra magna “Serviço Social na luta contra exploração do trabalho”, com a prof.ª dr.ª Maria Lúcia Martinelli, que destacou o adoecimento, o trabalho do assistente social em tempos de “mercadorização do humano”, o processo de precarização e flexibilidade das condições de trabalho do assistente social, entre outros pontos.
Unimontes também comemora
O curso de Serviço Social da Universidade de Montes Claros (Unimontes) completou 10 anos em maio. A coordenadora da Seccional Montes Claros, Rosilene Tavares, esteve presente nas atividades comemorativas da instituição, realizadas de 20 a 24 de maio.
Durante o “Fórum sobre Supervisão de Estágio em Serviço Social”, Rosilene destacou a importância do estágio supervisionado pautado nas diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPPS) e em consonância com a política nacional de estágio (PNE 2009).
Ela ainda destacou as lutas do Conjunto CFESS-CRESS em defesa do trabalho e da formação com qualidade e contra a precarização do ensino superior, e ressaltou que a Seccional tem se empenhado na reflexão de assuntos como formação acadêmica e, mais recentemente, práxis profissional.
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h