Publicado em 15/01/2025
Participar de espaços de formação e consolidação de conhecimento em Serviço Social é essencial para qualificar o trabalho das e dos agentes fiscais do CRESS-MG, que lidam cotidianamente com as mais diversas demandas relacionadas à atuação profissional de assistentes sociais no estado. Além de aprender, neste lugar, as agentes fiscais podem compartilhar com outras e outros estudiosos, as ricas experiências do Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi).
Um dos mais destacados eventos nesse âmbito é o Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Serviço Social (Enpess). A última edição, promovida de 10 a 14 de dezembro, em Fortaleza (CE), abordou como tema central as “Relações de classe e raça-etnia no Brasil: desafios a uma formação profissional emancipatória no Serviço Social” e teve a participação das trabalhadoras do Conselho, Érica Araújo e Flávia Canesqui, com a apresentação de dois trabalhos.
“Ao viabilizar a nossa vinda representando o CRESS, a gestão demonstra que reconhece o potencial das atividades realizadas pelo Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi), indicando que além de materializar a principal função da instituição, que é a de fiscalizar e orientar o exercício profissional, o Sofi também é um lugar em que se produz conhecimento e em que se gera informações que podem se transformar em dados de pesquisa,” apontou Flávia.
A prática na teoria
Feito em equipe, o artigo “Editais de concurso e processos seletivos em Minas Gerais e as condições de trabalho de assistentes sociais: impactos nas competências e atribuições” garantiu a presença das agentes fiscais na mesa que teve como tema “Análise crítica das requisições institucionais à luz dos princípios do projeto ético-político profissional na defesa do trabalho e da formação profissional anticapitalista e antirracista”, coordenada pela professora Yolanda Guerra.
Na mesma atividade, Érica apresentou o estudo também produzido coletivamente, “Serviço Social e requisições institucionais: o estado da arte da produção sobre o tema”, resultado de diálogos travados em um grupo de trabalho liderado por Yolanda e composto por agentes fiscais dos CRESS de outros estados. “Yolanda Guerra é referência para mim desde os tempos de faculdade e poder participar de um GT com ela e com colegas agentes fiscais de todo o Brasil tem sido enriquecedor.”
A agente fiscal lotada na Seccional Montes Claros elucida, ainda, o quão útil pode ser esse processo de transformar em trabalhos científicos, materiais gerados pela atuação como agente fiscal. “Analisar a situação ajuda a identificar o que contribui para que ocorram, no caso das requisições indevidas, e a partir disso, refletir junto a categoria para enfrentar requisições incompatíveis com as nossas atribuições enquanto assistentes sociais. Isso, por si só, já é fortalecer o Serviço Social.”
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h