Publicado em 27/08/2024
No dia 29 de julho, a Seccional Uberlândia promoveu uma roda de conversa no município de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, em parceria com a Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) e a Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago). A atividade ocorreu no Centro Especializado de Apoio à Inclusão (Ceai) da cidade mineira.
Foram convidadas e convidados assistentes sociais da região que atuam em diversos espaços sócio-ocupacionais. A roda teve como objetivo aproximar e fortalecer a categoria, tendo em vista a recente desarticulação do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) do Cerrado Mineiro, que funcionou de 2016 e acabou se desarticulando em abril de 2024.
A atividade foi dividida em dois momentos, com a agente fiscal, Amélia Andrade realizando orientações sobre as principais resoluções que atravessam o cotidiano da profissão, com destaque para o estágio, condições éticas e técnicas do trabalho, sigilo profissional, denúncia e desagravo público, além de outras que estão em pauta atualmente.
Em um segundo momento, a diretora da Seccional Uberlândia, Beatriz Oliveira, pontuou sobre as possibilidades de mobilização e de luta coletiva da categoria, retomando a importância e o histórico do NAS Cerrado Mineiro. Segundo a profissional, houve um retorno positivo por parte das e dos presentes, assim como a oportunidade de tirar dúvidas sobre a atuação do conselho nas pautas do piso salarial e das 30 horas semanais.
Mas, afinal, o que são os NAS?
Os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) são espaços voltados para que as e os profissionais possam dialogar, se articular e se organizar, contribuindo, assim, para levar aos quatro cantos de Minas Gerais, os debates do Serviço Social propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS.
Um NAS surge quando assistentes sociais de uma determinada cidade ou região se unem e se mobilizam para a sua criação. Este processo é acompanhado pelo CRESS-MG por meio da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago).
As reuniões acontecem uma vez ao mês e são uma ótima oportunidade para conhecer e trocar experiências com colegas de profissão. Desta forma, é possível propor ações para que o Serviço Social seja mais valorizado na localidade, tais como oficinas de capacitação, debates com profissionais de renome, audiências públicas entre outras.
Quais são as principais funções do NAS?
Os NAS se constituem como espaços de debate para defender e valorizar o Serviço Social, fortalecer a categoria e contribuir, por meio de encontros, oficinas e outras ações, na instrumentalização das e dos profissionais para o exercício da profissão.
Além disso, os Núcleos são um meio para divulgar e zelar pelo cumprimento do Código de Ética Profissional e da Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão, e promover discussões sobre assuntos ligados ao Serviço Social e de interesse da categoria.
Conheça mais sobre os NAS, e onde eles estão localizados em Minas Gerais:
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h