CRESS-MG inova com Setor de Informática: pioneirismo e eficiência são destaques

Publicado em 02/08/2024

Nos últimos cinco anos, o Setor de Informática do CRESS Minas Gerais tem se destacado por implementar inovações que o tornaram referência nacional entre os mais de vinte conselhos que compõem o Conjunto CFESS-CRESS.

Sob a liderança de Shirley Moraes, assistente de informática, o setor foi pioneiro, por exemplo, ao digitalizar processos éticos relacionados à conduta profissional de assistentes sociais, garantindo que, mesmo durante a pandemia, os andamentos processuais pudessem ocorrer de forma eficiente e segura.

“Somos o primeiro CRESS a cadastrar dentro do sistema, estes processos éticos, que conformam um dos pilares do Conselho, e realizar os andamentos processuais on-line”, destacou a profissional. Esse avanço foi crucial para manter a continuidade dos trabalhos da entidade mesmo durante a crise pandêmica.

A participação da categoria nas Comissões de Instrução – responsáveis por analisar os documentos -, também foi ampliada graças à digitalização dos processos. Antes, apenas assistentes sociais da Região Metropolitana de Belo Horizonte podiam participar. Agora, qualquer profissional do estado pode contribuir, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos julgamentos.

Veja como participar das Comissões de Instrução.

Os avanços tecnológicos transformaram, também, outra área fundamental do Conselho: o Setor de Registro Profissional. Desde janeiro de 2023, todos os procedimentos, como inscrição e cancelamento, passaram a ser feitos pela plataforma Serviços On-line, permitindo que a categoria dê entrada aos procedimentos através da internet, realize pagamentos com cartão de crédito, acompanhe os processos de cobrança, além de ter eliminado o uso do papel nas dependências da Sede.

“As novidades facilitaram a vida das e dos assistentes sociais ao permitir que emitissem declarações com certificado e QR Code on-line, sem precisar se deslocar até a sede do Conselho, em Belo Horizonte”, explicou. Em um estado de grandes dimensões, como Minas Gerais, a novidade foi mais que bem-vinda pela categoria profissional.

Reconhecimento

O reconhecimento das inovações do CRESS-MG foi além das fronteiras do estado. A trabalhadora Shirley foi convidada pelo CFESS para ministrar cursos, inclusive presencialmente, em Brasília (DF), e ajudar a implementar funcionalidades em outros estados, demonstrando a eficácia do sistema mineiro.

O atendimento ao público usuário foi aprimorado com a introdução de um canal de WhatsApp para auxiliar em dificuldades técnicas e procedimentos dentro do sistema do Serviços On-line. “Nosso objetivo sempre foi facilitar a vida da categoria, garantindo mais comodidade e segurança”, afirmou.

Aperfeiçoamento constante é uma das marcas do setor que hoje tem como metas a melhoria da estrutura física, a aquisição de equipamentos mais modernos e, ainda, a ampliação de pessoal, considerando que atualmente, a profissional atua junto a um jovem aprendiz, cujo contrato dura cerca de um ano.

A gestão está atenta a essas demandas e estudando formas de promover as melhorias necessárias, reconhecendo que nos dias atuais, a tecnologia é essencial para o funcionamento de qualquer entidade pública ou privada.

Com este reconhecimento, o CRESS-MG reafirma seu compromisso com a excelência no serviço prestado às e aos assistentes sociais, consolidando-se como um exemplo a ser seguido na questão de atendimento, tecnologia e prestação de serviços.