Publicado em 09/07/2024
Está no ar mais uma série de matérias feitas para você, assistente social, conhecer experiências profissionais de colegas e ficar inteirado sobre assuntos de relevância social que refletem no seu dia a dia de trabalho.
EM PAUTA (TEXTO ESPECIAL)
Líder quilombola é ameaçado de morte no Vale do Jequitinhonha: conheça a história de opressão e resistência do Quilombo Baú – Pág. 2
Conheça a história do Quilombo Baú e do seu líder, Antônio Cosme, ameaçado de morte após divulgação de documento que identifica quais terras pertencem ao quilombo.
Tags: Quilombo, Direitos Humanos.
CRESS-MG EXPRESSA
Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas): desafios e possibilidades para a atuação das e dos assistentes sociais – Pág. 6
A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH Suas) define que a gestão do trabalho no âmbito do Suas tem como finalidade o aprimoramento da gestão do Sistema, assim como a qualidade da oferta dos serviços na perspectiva de consolidar o direito socioassistencial, sob o entendimento de que a qualidade dos serviços socioassistenciais disponibilizados à população depende da estruturação do trabalho, da qualificação e da valorização das trabalhadoras.
Tags: Suas, assistentes sociais, atuação profissional.
DIREITOS HUMANOS
“Nada sobre nós, sem nós”: Por onde começar a luta anticapacitista? – Pág. 10
“Me tornei uma pessoa com deficiência aos dezesseis anos e a partir disso, percebi o quanto somos invisibilizadas, consideradas incapazes para estar na sociedade com as demais pessoas devido à crença de que os corpos normativos, popularmente entendidos como `normais´, são superiores.” – Rita Petronilho.
Tags: Anticapacitismo, PcD, Direitos.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Direito à moradia: o papel da e do assistente social nas ocupações – Pág. 13
Em julho passado, cerca de duzentas famílias ocuparam um prédio abandonado no Centro de Belo Horizonte, junto ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Situado à rua da Bahia, nº 1.065, o local pertenceu ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e há anos estava abandonado. Onde entra o assistente social nessa história? Vem entender com a entrevistada Pedrina Gomes!
Tags: Ocupações, moradia, atuação profissional, MLB.
DADOS DO SOFI
Orientar e fiscalizar – Pág. 17
A partir desta edição do Boletim Conexão Geraes, traremos dados e os destaques das atividades no último trimestre. Lembrando que o Sofi, nesta agenda, responde às deliberações da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi), composta pelas Agentes Fiscais, representantes da gestão do CRESS-MG e base da categoria.
Tags: Dados, atividades, trimestre, Sofi, Cofi, fiscalizar, orientar.
COFI RESPONDE
A importância de uma visão crítica para lidar com as demandas da Lei de Alienação Parental – Pág. 19
Nesta edição do Cofi Responde, a Comissão de Orientação e Fiscalização do CRESS-MG destrincha a normativa a fim de subsidiar profissionais que atuem com estas demandas, contribuindo para reforçar que assistente social lida com as expressões da “questão social” que atravessam essas famílias e não com identificar possíveis conflitos, como prevê a lei, que visam patologizar as relações familiares.
Tags: Cofi responde, demandas, responde, alienação parental.
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h