BH sedia o 1° Congresso Internacional de Educação para Todos e, durante o evento, CRESS-MG pauta o papel de assistentes sociais nas escolas 

Publicado em 31/10/2023

Garantir e ampliar a presença de assistentes sociais na Educação perpassa por sensibilizar a sociedade, em especial gestoras e gestores, sobre o papel dessas e desses profissionais nas esferas que integram o ambiente escolar. Neste sentido, o CRESS-MG garantiu uma importante fala durante o 1º Congresso Internacional de Educação para Todos, promovido nos dias 24 e 25 de outubro, em Belo Horizonte, pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“O nosso trabalho neste espaço contribui para que as pessoas que integram a comunidade escolar possam acessar seus direitos, além de promover ações de inclusão e de permanência das alunas e alunos. Falamos de uma profissão com acúmulo teórico-metodológico e uma expertise de atuação no âmbito das políticas públicas, especialmente se considerarmos a Seguridade Social ampliada”, iniciou Klauze Silva.

Trazendo um debate em alta; o da fome, a assistente social e atual coordenadora da Comissão de Serviço Social na Educação mencionou a situação de insegurança alimentar vivenciada por estudantes e familiares em todos os cantos do país e explicou de que forma as e os profissionais do Serviço Social são peça-chave para entender e intervir neste cenário.

“Podemos contribuir para a proposição e a elaboração de estratégias, de políticas públicas como a Política Nacional de Alimentação e também promover a articulação entre a política de Educação e a de Assistência Social na perspectiva de viabilizar o acesso desse público à Segurança Alimentar que é um direito social”, explica.

Klauze ainda pontuou que assistentes sociais têm competência para elaborar programas e projetos sociais e ainda de colaborar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas para incorporar ações pelo acesso aos direitos sociais. Desta forma, contribuem para uma aprendizagem de qualidade para todas e todos os estudantes, em uma perspectiva inclusiva, levando em consideração as desigualdades sociais.

O Congresso teve a participação de dirigentes da Educação de centenas de municípios mineiros e com a aprovação, em 2019, da Lei Federal 13.935 que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica, o desafio vem sendo o de sensibilizar as prefeituras para implantar a norma.

Desta forma, a fala assertiva de Klauze enquanto conselheira de uma entidade que representa o Serviço Social mineiro, o CRESS-MG, soma-se às inúmeras ações estratégicas em defesa da presença de cada vez mais assistentes sociais na política de Educação. Desafios postos, a luta pela implantação, por aqui, é cotidiana.

Além da coordenadora da Comissão de Serviço Social na Educação, estiveram presentes as conselheiras Fabiana Nascimento, Luciana Barros e Paula Dutra, assim como a agente fiscal da Sede, Luciana Mourão.

Veja em nosso canal do Youtube, o Curso “O trabalho de assistentes sociais na educação básica”, dividido em três módulos.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h