Conferência Mundial de Serviço Social: prazo para envio de trabalhos é prorrogado até 31/10

Publicado em 23/10/2023

card com o fundo bege traz a imagem de um computador com o símbolo da capa do livro Serviço Social e Relações Internacionais, com a ilustração do globo terrestre e com ramos da árvore de Bispo do Rosário. Na parte superior, o texto de chamada para inscrição de trabalhos para a Conferência Mundial de Serviço Social 2024.

Arte: Rafael Werkema/CFESS

A Conferência Mundial de Serviço Social e Desenvolvimento Social, que ocorrerá em 2024 na Cidade do Panamá (capital do país), está com novo prazo para inscrição de trabalhos: 31 de outubro de 2023. Com o tema “Respeitando a Diversidade através da Ação Social Conjunta”, o evento ocorrerá de 4 a 7 de abril de 2024.

A conferência é organizada pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets), pelo Conselho Internacional de Bem-Estar Social (ICSW – sigla em inglês) e pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits). O evento já conta com 1.287 resumos de trabalhos aprovados e, destes, o 2º maior país em número de inscrições é o Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.

O CFESS e a Abepss estarão presentes à conferência, que sempre conta com assistentes sociais do Brasil, para dialogar com profissionais do mundo inteiro e fortalecer a concepção de profissão defendida e construída pela categoria no país.  “Nessa direção, a gente convida assistentes sociais de todo o país para inscrever seu trabalho e levar a experiência profissional e de pesquisa, bem como os princípios do nosso projeto de profissão para o debate internacional”, destaca a presidenta do CFESS, Kelly Melatti.

A assistente social e professora da Unioeste Esther Lemos, que integra a diretoria da Abepss, ressalta que, depois de 16 anos (a conferência de 2008 ocorreu no Brasil), a América Latina receberá o evento, que é um espaço fundamental de intercâmbio, socialização de experiências, novos aprendizados e fortalecimento do coletivo profissional no enfrentamento das lutas sociais e defesa dos direitos humanos no âmbito internacional. “Convidamos as(os) assistentes sociais a somarem esforços e marcarem presença neste evento que já conta com trabalhos aprovados de profissionais de 84 países”, conclama a professora.
Como participar?

Para inscrever seu trabalho, é preciso acessar o site oficial do evento: https://swsd2024.org.pa/, por meio do qual há também atendimento via WhatsApp. No site, constam as instruções para o envio dos resumos de trabalhos (disponíveis no link https://swsd2024.org.pa/guia-para-resumen/) e informações sobre o Panamá, hospedagens e calendário do evento.

Serviço Social na Federação Internacional

O Serviço Social brasileiro está presente e atuante no debate internacional da profissão. Na Fits, o CFESS é representado pela assistente social e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Tânia Diniz. Ela é vice-presidente da região América Latina e Caribe.

Acesse aqui o site oficial da Conferência Mundial de Serviço Social 2024

Conheça a publicação do CFESS “Serviço Social e as relações internacionais”

Fonte: CFESS