Comemorando seus 60 anos, CRESS Minas finaliza mais um Curso de Educação Permanente, dessa vez, sobre a Educação Básica

Publicado em 05/10/2023

Tendo em vista a necessidade de qualificar a categoria para o crescente campo de atuação da e do assistente social nas políticas de Educação, a gestão “Lutar quando é fácil ceder” finalizou no dia 21 de setembro, data em que o CRESS-MG comemora 60 anos de existência, a segunda edição do Curso de Educação Permanente, com o tema “O trabalho de assistentes sociais na educação básica”.

A atividade, que agora está disponível no canal do CRESS no YouTube, aconteceu de forma remota nas noites dos dias 19, 20 e 21 de setembro, e teve a participação de assistentes sociais de todo estado e contou com palestras de assistentes sociais referências para a categoria.

A professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutora em Política Social, Luciana de Paula, foi a primeira a apresentar, abrindo o curso com uma palestra sobre as dimensões constitutivas do trabalho profissional da e do assistente social.

No segundo dia, Ney Luiz Teixeira de Almeida, doutor em Educação e professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aprofundou um pouco mais o debate a respeito da educação e tratou sobre as atribuições e competências da categoria dentro desses espaços sócio-ocupacionais.

Por fim, quem finalizou o curso foi o então presidente do CRESS Minas, doutor em Serviço Social, o professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Claudio Horst, que contribuiu para o debate apresentando para as e os participantes maneiras de elaborar um projeto de trabalho dentro das escolas de educação básica.

Ao final de sua palestra, Claudio, citando Carlos Drummond de Andrade, ressalta a importância da construção de um projeto de trabalho para qualificar a atuação das e dos assistentes sociais e os desafios para o avanço da categoria dentre desse campo de trabalho.

“Espero que o curso tenha contribuído pra gente pensar como se constrói um projeto de trabalho e sigo aqui pro debate. Drummond nos inspira sempre a pensar: eu tropeço no possível e não desisto de fazer a descoberta do que tem dentro da casca do impossível”, pontua.

Neste momento de efetivação da Lei Federal 13.935, que prevê assistentes sociais e psicólogas e psicólogos nas redes públicas de educação básica, é imprescindível que a categoria se atualize para continuarmos oferecendo serviços de qualidade para a população usuária atendida.

Assista os vídeos do Curso de Educação permanente no nosso canal do YouTube!