Buscando melhorar os serviços prestados à categoria, CRESS-MG marcou presença no 1º Encontro Nacional de Ordens e Conselhos Profissionais de Minas Gerais

Publicado em 04/10/2023

Nos dias 18 e 19 de setembro, o CRESS-MG participou do 1º Encontro Nacional de Ordens e Conselhos Profissionais de Minas Gerais, que aconteceu em Belo Horizonte, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), e que tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e melhorar os indicadores de gestão das entidades.

O evento, organizado pelo COP, Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais, do qual o CRESS faz parte, contou com a participação de várias trabalhadoras e trabalhadores do Tribunal de Contas da União (TCU), que deram palestras sobre temas como “Dados abertos e o Portal da Transparência”, a “Nova Lei de Licitações” e a “Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Em uma das conversas sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, o servidor do TCU, Lucieni Pereira, contou sobre o novo modelo de relatório de prestação de contas usado na instituição, o relato integrado. Utilizado em vários países do mundo, o documento traz uma conexão entre as informações financeiras e as não financeiras da instituição.

“O debate sobre o ‘relato integrado’ é  recente, principalmente na Europa, e trata do valor público. Que valor a sua organização entrega? Para a sociedade, para as usuárias e usuários dos seus serviços, para a sua clientela e todas as pessoas interessadas?” pondera Lucieni.

As reflexões foram enriquecedoras para as coordenações dos nossos Setores Administrativo, Financeiro e também para a Assessoria Jurídica. Para além do Encontro Nacional de Ordens e Conselhos, o CRESS Minas, a partir deste e de outros cursos de aperfeiçoamento, está sempre se atualizando para melhorar os serviços prestados às e aos assistentes sociais que compõem nosso público.