Livro “A dimensão técnico-operativa no trabalho de assistentes sociais” já pode ser comprado on-line ou na Sede, em BH

Publicado em 28/09/2023

Desde que foi anunciado, o livro elaborado pelo CRESS-MG, “A dimensão técnico-operativa no trabalho de assistentes sociais”, vem fazendo sucesso entre profissionais de todo o país: a versão digitalizada foi disponibilizada gratuitamente e a impressa foi enviada para quem tem registro ativo no estado.

Agora, qualquer pessoa, de qualquer parte do país, pode comprar a obra. Ela se encontra à venda também, na Sede do Conselho, em Belo Horizonte. A ideia é ampliar o alcance das reflexões trazidas na obra que é fruto de um curso de mesmo nome, idealizado pela Gestão de 2020-23: “Unidade na luta para resistir e avançar”.

O valor de R$ 14 equivale ao preço de custo do material e será acrescido o valor do frete em caso de compras feitas on-line. As formas de pagamento são cartões de crédito, débito ou Pix: tudo através do site PagBank.

Clique aqui para garantir o seu!

Em caso de dúvidas, entre em contao com a Secretaria do CRESS pelo e-mail secretaria@cress-mg.org.br ou pelo WhatsApp (31) 9764-4100.

Descrição geral

O livro “A dimensão técnico-operativa no trabalho de assistentes sociais” é uma publicação estratégica do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), fruto de uma demanda histórica da categoria de assistentes sociais do estado, por cursos de capacitação e de educação permanente.

A proposta que se apresenta demarca como tema central a dimensão técnico-operativa no trabalho de assistentes sociais. Desde então, esforços foram empreendidos para que esta produção contribua ao aprimoramento intelectual, técnico e político das e dos assistentes sociais, como forma de qualificar o exercício profissional, mediado pelo projeto ético-político, potencializando a melhoria dos serviços prestados à população usuária.

Esta publicação traz artigos escritos por nomes de referência do Serviço Social brasileiro e que ministraram, nos últimos anos, o curso gratuito de educação permanente do CRESS-MG que dá título ao material.

• Apresentação
  • Prefácio | Marilda Villela Iamamoto
  • Capítulo 1 | A conjuntura e o trabalho de assistentes sociais: elementos para a construção da análise de conjuntura no cotidiano profissional. | Eblin Farage
  • Capítulo 2 | A dimensão teórico-metodológica no trabalho de assistentes sociais. | Yolanda Guerra
  • Capítulo 3 | A dimensão ético-política no trabalho de assistentes sociais. | Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra Eiras
  • Capítulo 4 | A dimensão técnico-operativa no trabalho de assistentes sociais. | Luciana Gonçalves Pereira de Paula
  • Capítulo 5 | As atribuições e competências profissionais das e dos assistentes sociais. | Cristiane Tomaz
  • Capítulo 6 | O planejamento e a elaboração do projeto de trabalho de assistentes sociais. | Claudio Horst
  • Capítulo 7 | O Estudo Social no trabalho de assistentes sociais. | Eunice Teresinha Fávero
  • Capítulo 8 | Reflexões sobre a construção técnica de relatórios e pareceres por assistentes sociais. | Charles Toniolo
  • Capítulo 9 | A entrevista no trabalho de assistentes sociais. | Abigail Aparecida de Paiva Franco
  • Capítulo 10 | O grupo no trabalho de assistentes sociais e sua dimensão educativa. | Carlos Felipe N. Moreira
  • Capítulo 11 | A visita domiciliar no trabalho de assistentes sociais. | Adriana Ramos.
  • Capítulo 12 | O estudo socioeconômico no trabalho de assistentes sociais. | Ludson Rocha Martins
  • Capítulo 13 | A reunião no trabalho de assistentes sociais. | Ana Maria de Vasconcelos
  • Capítulo 14 | A articulação com movimentos sociais no trabalho de assistentes sociais. | Francine Helfreich
  • Capítulo 15 | A supervisão de estágio no trabalho de assistentes sociais: elementos para sua operacionalização. | Melissa Ferreira Portes

Mais detalhes

Edição: 1ª. ed. (2023)
Idioma: ‎Português
Capa Comum: 300 páginas
ISBN: 978-65-00-68213-7
Dimensões: ‎ 21 x 14 x 1.7 cm

Leve também o Código de Ética da e do Assistente Social

Outra importante obra que se encontra à venda pelo CRESS-MG é o Código de Ética da e do Assistente Social que é composto ainda pelo texto atualizado da Lei 8.662/93. A presente edição, revista e ampliada, incorpora as alterações do Código discutidas e aprovadas no 39º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado em setembro de 2010 na cidade de Florianópolis (SC), e inclui as modificações na Lei de Regulamentação da Profissão, decorrentes da aprovação da Lei 12.317/10, que instituiu a jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial para assistentes sociais.

O valor é de R$ 5 e também se encontra para venda na Sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte, e on-line aqui neste link.

• Apresentação à edição de 2011
  • Apresentação à edição de 1996
  • Resolução CFESS nº 273/93
  • Introdução