CRESS-MG: Há 60 anos fortalecendo o Serviço Social mineiro e brasileiro!

Publicado em 21/09/2023

🌿 O que acontecia no mundo e no país, em 1963?

Enquanto a luta pela igualdade racial ganhava força nos EUA, através de nomes como Martin Luther King, o Brasil, acompanhando uma onda latino-americana, enfrentava uma crise política que, no ano seguinte, desencadearia em 21 anos de Ditadura Militar que reconfiguraram os rumos do país e as lutas por direitos.

Este foi um momento histórico em que um caldeirão de acontecimentos estava a ponto de verter: após as disputas e acontecimentos marcantes, viriam avanços e suas contradições. E foi neste ano fervilhante que, no dia 21 de setembro, surgia o CRESS Minas Gerais. Desde então, 31 mil assistentes sociais fizeram, aqui, seu registro para exercer a profissão.

Nestas seis décadas…

Vimos o Método BH se tornar embrião para o movimento de reconceituação e renovação do Serviço Social, na década de 1970; acompanhamos a criação da Lei 8.662 que regulamenta a profissão, em 1993; contribuímos para a perspectiva adotada em todo o CFESS-CRESS de que orientação e fiscalização devem ser espaços de aprimoramento do trabalho cotidiano e não uma ação com mero intuito de punir; tivemos papel importante para aprovar a Lei das 30 horas, em 2010, e dez anos depois, para a mobilização que levou o governo federal a aprovar a Lei 13.935, que prevê o trabalho de assistentes sociais e psicólogos nas redes públicas de educação básica.

Em todo este período, temos cumprido nosso principal dever que é o de registrar, fiscalizar e orientar vocês, assistentes sociais, a fim de garantir que a sociedade tenha acesso a um trabalho de qualidade e a categoria, por sua vez, a condições adequadas para atuar.

✊🏿 Entretanto, temos ido além desse papel

Enquanto entidade que representa uma profissão marcada pela defesa dos direitos da população, o CRESS vem expressando seu compromisso com uma nova ordem societária por meio das interfaces com movimentos sociais e, ainda, com a oferta de cursos, oficinas, palestras e debates sem custos que contribuem com o aprimoramento técnico e intelectual das e dos assistentes sociais mineiras e mineiros.

Sabemos que há muito por fazer, mas é preciso comemorar o caminho percorrido até aqui. Nossa trajetória vem sendo trilhada com a dedicação de assistentes sociais militantes e de equipes de trabalho comprometidas com o conselho. É preciso destacar, ainda, o papel central das mulheres, especialmente as mulheres negras, nesta trajetória.

✊🏿❤️ Que o trilhar seja sempre combativo, mas afetuoso e de constante diálogo com a categoria profissional.

CRESS-MG: há 60 anos fortalecendo o Serviço Social mineiro e brasileiro!