50º Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste reúne profissionais em evento na cidade São Paulo

Publicado em 26/08/2023

Entre os dias 4 e 6 de agosto, foi realizado em São Paulo, o 50º Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste. Com o mote “E o Serviço Social, como fica? Os desafios da profissão diante o avanço do conservadorismo, do neofascismo e da retomada do governo democrático popular e de frente ampla”, o evento debateu os temas prioritários para a região Sudeste no planejamento das gestões 2023-2026.

Segundo Patrícia Maria da Silva, presidenta do CRESS-SP, o Encontro é um momento de aprofundamento de debates e temas, assim como um espaço de formação política, destinado às/aos assistentes sociais. Ele está regulamentado pela Resolução CFESS nº 469/2005, e em seu artigo 24 §1º prevê os Encontros Descentralizados Regionais que possuem natureza preparatória e consultiva sobre as temáticas para o Encontro Nacional. “Importante destacar que os encontros regionais descentralizados agregam discussões relativas as questões administrativas-financeiras dos CRESS, bem como trazem discussões pautadas no Projeto Ético-Político das/dos assistentes sociais”, disse a presidenta.

A organização do evento e montagem da programação dividida em três dias, foi planejada conjuntamente pelos CRESS-SP, CRESS-MG, CRESS-ES e CRESS-RJ. Entre um debate e outro, a proposta era que as mais variadas linguagens artísticas possibilitassem a interação entre as delegações e reflexões para os intensos dias que marcariam o evento.

Antecedendo o início oficial do evento, o microfone ficou aberto para as/os participantes que quisessem ler alguma poesia de sua preferência ou as que estivessem penduradas no “varal de poesias”, montado no salão de credenciamento.

Microfone aberto para leitura de poesias – Foto: Comunicação (CRESS MG)

A mesa de abertura teve a presença dos Conselhos Regionais da Região Sudeste, CFESS e ABEPSS. A ausência da ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social) foi comunicada pela presidenta do CRESS-SP, Patricia Maria da Silva, que explicou que a representante da instituição é moradora do bairro em que ocorreu a chacina no Guarujá, na semana que antecedeu o evento. Em solidariedade, as delegações fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas.

Mesa de abertura com CRESS-SP, CRESS-MG, CRESS-ES, CRESS-RJ, CFESS, ABEPSS. Foto: Comunicação (CRESS-MG)

Na sequência à mesa de abertura, foi realizada a conferência “O avanço do neoconservadorismo, impactos no Serviço Social e os desafios ao conjunto CFESS-CRESS”, mediada pela vice-presidenta do CRESS-SP, Aparecida Mineiro. As palestrantes Dácia Teles, ex-conselheira do CFESS, assistente social na área de Recursos Humanos e Kelly Melatti, atual presidenta do CFESS, refletiram sobre a reatualização do projeto democrático popular, através de uma frente ampla, e os impactos na vida da classe trabalhadora, especialmente na formação e no trabalho de assistentes sociais. Trouxeram ainda como os aspectos da conjuntura influenciam o planejamento no Conjunto CFESS-CRESS, na perspectiva do projeto ético-político, com vias para a construção de ações que priorizem as lutas antirracistas, anticapacitistas, anticissexistas e anti-LGBTIfóbicas.

Integrantes da delegação de Minas Gerais na conferência de abertura. Foto: Comunicação (CRESS-MG)

Debates sobre os Eixos: prioridade do final de semana

Os Eixos agrupam deliberações sobre diversas pautas e, as delegações de SP, MG, RJ e ES, se dividiram para debater os principais temas que serão abordados no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

Ao todo, foram sete Eixos, realizados concomitantes, organizados no período da manhã e tarde. Cada eixo teve duração de aproximadamente três horas e tinha por objetivo alinhar consenso entre os CRESS e CFESS para indicar a prioridade das pautas para o Encontro Nacional.

No sábado (05/08) foram organizados os debates pela manhã dos Eixos Ética e Direitos Humanos e Orientação e Fiscalização. No período da tarde, Seguridade Social e Formação Profissional/ Relações Internacionais.

No domingo (06/08) de manhã foi a vez dos Eixos Comunicação e Administrativo/Financeiro, seguida das atividades de encerramento do Encontro.

O primeiro ano das novas gestões é destinado ao planejamento, por isso, todo o compilado de propostas será encaminhado para apreciação, debate e votação no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que ocorrerá no mês de setembro, em Brasília.

Integrantes da delegação do CRESS-MG reunidos após o encerramento dos debates do primeiro dia de evento. Fotos: Comunicação (CRESS-MG)

A Plenária Final contou com a participação de representantes de cada região em que puderam apresentar uma síntese dos debates realizados nos variados Eixos. A mesa seguinte realizou a leitura da Carta de São Paulo, documento sobre a conjuntura política, redigida pelos CRESS da Região Sudeste, e da Plenária Final, em que cada integrante dos regionais pode fazer uma breve avaliação dos dias de evento, levando para sua região uma lembrança do Encontro produzida pelo Afeto na Lata.

Acesse aqui a Carta de São Paulo

Assista a abertura do 50º Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste

Fonte: CRESS-SP

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h