Reconhecer os avanços para seguir melhorando: veja como foi a reunião de transição das gestões do CRESS-MG

Publicado em 09/05/2023

Encontro com antiga e nova gestão teve presença de equipe de trabalho para trazer o cenário atual do CRESS.

Sempre que há trocas de governos, é preciso fazer reuniões para que a gestão antiga repasse à nova o cenário atual, apresentando as potencialidades e desafios a serem enfrentados. E não é diferente quando se trata do Conjunto CFESS-CRESS, entidade que defende o Serviço Social na sociedade. A cada três anos, novas e novos assistentes sociais assumem, em cargo de militância, o mandato do CFESS e dos CRESS, mas não sem antes dialogar com quem deixa o posto.

Em Minas Gerais, a chamada Reunião de Transição aconteceu na sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de abril, em Belo Horizonte, reunindo antigas e novas representantes da Sede e das Seccionais de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. Na ocasião, as gestões assistiram as trabalhadoras e trabalhadores do Conselho apresentarem sobre os seus respectivos setores que fazem a entidade funcionar no dia a dia.

Trabalhadoras do CRESS apresentaram sobre o cenário e desafios de cada setor.

Para as assessorias e coordenações presentes na reunião, é unânime reconhecer que houve inúmeros avanços durante as duas últimas gestões, de 2017/2020 e 2020/2023, presididas pela assistente social da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, Julia Restori. A modernização dos processos de registro profissional e a inauguração das novas sedes de Belo Horizonte e Montes Claros são alguns dos exemplos de um mandato exitoso, feito em plena crise pandêmica.

“O CRESS tem uma equipe de trabalho formada por dezenas de profissionais de várias áreas, responsáveis por fazerem ‘a máquina funcionar’. Entretanto, o direcionamento político das nossas ações, ou seja, do que será ou não feito, priorizado etc., é dado pelas e pelos assistentes sociais que compõem a gestão. Portanto, com o nítido progresso, parabenizamos a gestão pelas contribuições dadas ao Conselho, nos últimos anos”, avalia o grupo de profissionais.

Emocionada, a presidenta, que tem vasta experiência em gestão e que trouxe esse perfil para dentro da entidade, ressaltou como o trabalho coletivo foi crucial para conquistar as melhorias após esses dois triênios. Além de reconhecer os avanços, o momento foi marcado por sinalizar, para quem está chegando, em quais aspectos o CRESS ainda precisa evoluir, mas como a reunião mostrou, o caminho trilhado até aqui traz um certo norte de qual melhor caminho seguir.

Representantes da gestão que assume nesta terça, 16/05.

Yolanda Guerra, posse da nova gestão e show de samba, dia 16/03, em BH

Maio é o nosso mês e, para celebrar em grande estilo, o CRESS-MG prepara o primeiro grande evento presencial dos últimos anos. Para 2023, o Conjunto CFESS-CRESS escolheu como mote para o 15 de Maio, o tema “Serviço Social, necessário para o Brasil!”. Somos mais de 200 mil assistentes sociais no país, a maioria, em equipamentos públicos e nas políticas sociais.

Em Minas Gerais, o Seminário Estadual em comemoração à data, acontece com o apoio do Curso de Serviço Social da PUC Minas.

O evento é gratuito e aberto para assistentes sociais e estudantes de Serviço Social.

Anote na agenda!

Data: 16/05/23 (terça-feira)
Horário: 12h
Local: Teatro João Paulo II – R. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte (MG).

* Participação mediante credenciamento no dia da atividade. Local sujeito à lotação.

Programação Seminário Estadual “Serviço Social: necessário para o Brasil!”

12h00 Credenciamento.

13h00 Abertura e posse da nova gestão CRESS-MG “Lutar quando é fácil ceder – unidade e resistência na defesa do Projeto Ético-político”.

14h00 Início das Comemorações de 60 anos do CRESS-MG.

15h00 Palestra Magna – “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”

Convidada: Profa Yolanda Guerra. Assistente Social, mestra e doutora em Serviço Social pela PUC-SP e docente na UFRJ e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade/NEFSSC/UFRJ. Autora de obras sobre Instrumentalidade e Fundamentos do Serviço Social, dentre outros.

16h20 Debate.

17h00 Momento Cultural com Manu Dias e Banda e coffee break.

18h30 Encerramento.