Publicado em 31/03/2023
Estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) passaram uma tarde na Sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte. A visita, que aconteceu em 28 de fevereiro, faz parte do plano de aula da disciplina de Ética e Serviço Social, ministrada pelo assistente social e professor, Cláudio Horst, e é uma das ações contínuas do Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi).
Na excursão, as e os discentes conheceram a estrutura da sede do Conselho e entenderam como funcionam o Sofi e o Setor de Registro Profissional, que são a razão de existir dos conselhos profissionais. Samanta, aluna do curso, se sentiu acolhida pelas trabalhadoras e considerou a visita fundamental para sua formação.
“Até então eu só tinha ouvido falar do Conselho de forma superficial, não sabia ao certo como se dava seu funcionamento, quais eram suas funções e a sua importância. Sendo assim, pude tirar muitas dúvidas e me aproximar mais do exercício profissional da categoria que em breve farei parte”, comenta.
Depois de conhecer o andar, as e os estudantes participaram de uma palestra com a assistente social com anos de experiência no Sociojurídico e ex-integrante da diretoria do CRESS-MG, Ana Maria Bertelli. Na ocasião, a profissional falou sobre a atualidade do Código de Ética da Profissão (CEP) que em 2023 completa 30 anos.
Dimensão político-pedagógica
Além das orientações dadas pelas agentes fiscais durante o plantão, das visitas de fiscalização aos locais de trabalho das e dos assistentes sociais e de outras tantas atividades nesse âmbito, o Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi) promove, ao longo do ano, ações educativas.
Somente no ano passado, o Sofi realizou 18 trabalhos educativos em Instituições de Ensino Superior (IES) e 34 rodas de conversa on-line, tendo sido contempladas 478 profissionais. A assistente social e agente fiscal da Sede, Amélia Andrade, explica a importância desse tipo de atividade.
“Quando levamos essas orientações para quem ainda está na graduação, estamos fazendo um trabalho preventivo. Quando essa ou esse estudante vier ao Conselho se registrar, já vem sabendo da importância de ter seu registro, de estar apta ao exercício profissional e de começar sua carreira embasada eticamente.”
O reconhecimento do caráter educativo do Conselho, por meio do Sofi, só foi possível graças a um avanço ético-político que veio a partir de mudanças no CEP, na década de 1990. Essas mudanças permitiram que a fiscalização ampliasse sua dimensão, até então disciplinadora, e incorporasse a dimensão político-pedagógica na defesa de seus princípios, que hoje possui um caráter muito mais de orientação e educativo do que punitivista.
CRESS-MG na sua universidade
O CRESS-MG está aberto durante todo ano para receber visitas ou ir até às instituições de ensino para promover palestras e dar orientações às futuras e futuros profissionais da categoria. Caso seja de seu interesse ou da sua instituição participar dessas ações, entre em contato com Sofi pelo e-mail sofi@cress-mg.org.br.
Fotos: Vanessa Oliveira.
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h