Procedimentos mais modernos para a categoria e trabalho intenso marcam o início do ano no Setor de Registro

Publicado em 01/03/2023

Funcionárias atendem, diariamente, a centenas de requisições de assistentes sociais.

O ano de 2023 começou agitado para as trabalhadoras e trabalhadores do Setor de Registro do CRESS-MG, um dos setores pilares do Conselho, responsável por lidar com toda a documentação das e dos assistentes sociais que querem emitir seus registros profissionais e protocolar/solicitar outras requisições.

Só em janeiro, mais de 220 pessoas compareceram ao Setor, situado na Sede, em Belo Horizonte, para resolver suas demandas, e da última quinzena de dezembro à primeira de janeiro, cerca de 7.500 e-mails com dúvidas foram respondidos e 1.600 ligações da categoria foram atendidas pela equipe de trabalho.

Contratação da Prefeitura de Belo Horizonte

Os meses de dezembro e janeiro são sempre movimentados para o Setor, porém, neste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), atendendo a Lei 13.935 que prevê a inclusão de assistentes sociais e psicólogos na rede pública de educação básica, abriu um processo seletivo para a contratação de 300 profissionais do Serviço Social na cidade.

A iniciativa mobilizou centenas de profissionais para se inscrever, reinscrever ou transferir o registro para Minas Gerais a fim de concorrerem às vagas. A demanda foi intensa, mas a competência das trabalhadoras do Setor não permitiu que a alta demanda fosse um empecilho para o atendimento efetivo à categoria.

Veja o posicionamento do CRESS-MG em relação ao modelo de contratação da PBH.

Quantidade e qualidade

Arquivo com registros de milhares de profissionais vem sendo substituído por documentos digitais.

Somente na última quinzena de dezembro de 2022 e primeira de janeiro de 2023 foram realizadas 385 novas inscrições. O número é alto, pois a data também coincide com as colações de grau das principais instituições de ensino superior do curso de Serviço Social. Além disso, o registro no CRESS tem um valor afetivo para quem acabou de se formar e deseja concluir todas as etapas de sua formação, com a obtenção do título de assistente social.

Já em relação aos cancelamentos, foram recebidas as documentações de 261 assistentes sociais. O Setor explica que no mês de dezembro são enviadas as cartas de cobrança para o exercício do ano seguinte e é possível que parte da categoria não saiba que o cancelamento pode ser feito a qualquer momento do ano, nos casos de não exercício profissional, com a devolução proporcional do valor pago, deixando para cancelar no fim do ano.

Além disso, as e os profissionais que fizeram o pagamento integral da anuidade, sem nenhuma perspectiva de emprego para o próximo ano, optam por cancelarem seus registros. Em contrapartida, foram homologadas 139 reinscrições, isto é, assistentes sociais que cancelaram seus registros, mas que se reinscreveram em razão do retorno ao exercício profissional.

Dentre inscrições e reinscrições, estima-se que 437 assistentes sociais foram à Sede e às Seccionais resolver seus problemas. Foram feitos também cerca de 7.497 atendimentos via e-mail, e mais de 1.600 por telefone. Em janeiro, 222 profissionais agendaram uma visita ao CRESS, a maioria dessas, à sede, em Belo Horizonte, para protocolar ou entregar documentos.

Melhorias para a categoria

Com novo sistema, todo on-line, não será preciso vir ao CRESS trazer documentos.

O Setor do Registro lida cotidianamente com a categoria. São dezenas de e-mails e ligações recebidas diariamente. Muitas vezes, as demandas podem ser resolvidas pela própria profissional. Veja, a seguir, como agilizar seu pedido e quais são as melhorias previstas para o setor, nos próximos meses:

Autoatendimento Para que você mesmo inicie seu atendimento, o CRESS-MG conta, há alguns anos, com os Serviços On-line. A página permite que você mesma atualize seus dados cadastrais, fundamentais para receber nossos e-mails e correspondências, assim como pedidos de cancelamentos ou emissão de boletos.

Tudo on-line A partir de março, através das recentes Resoluções do CFESS nº 1.014 e 1.015/23, que estabelecem novas condições para realizar os procedimentos de inscrição, reinscrição, transferências e cancelamentos deverão ser realizados inteiramente e diretamente de forma on-line, no Serviços On-line, no site do CRESS-MG.

Com a novidade, as e os assistentes sociais não precisarão se deslocar para vir trazer presencialmente ou enviar via correios os documentos à Sede ou alguma das Seccionais. Confira aqui!

CRESS Minas: sempre trabalhando e buscando melhorias para facilitar a vida das e dos assistentes sociais, agilizar o trabalho interno e, assim, contribuir para termos um Serviço Social cada vez mais forte!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h