Referência nacional em diversos âmbitos, CRESS-MG promove encontro com trabalhadoras de todo o estado para aperfeiçoar os serviços oferecidos à categoria profissional

Publicado em 30/12/2022

Gestão empossada em plena pandemia, reuniu-se pela primeira vez com toda a equipe de trabalho.

Os dias 15 e 16 de dezembro foram marcados pelo Encontro da Sede e Seccionais do CRESS-MG, em Belo Horizonte. Este foi o primeiro evento presencial reunindo toda a atual gestão com a equipe completa de trabalhadoras e trabalhadores do Conselho e teve o objetivo de avaliar e se qualificar para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos diferentes setores.

Há muito que se avançar para atender a categoria e realizar com excelência todos os serviços oferecidos pela instituição, mas há também motivos para se orgulhar, tendo em vista que, dentro do Conjunto CFESS-CRESS, o estado de Minas Gerais é referência, por exemplo, nos setores administrativo e financeiro, focos deste encontro.

Paciência e persistência

No dia a dia do CRESS, trabalhadoras materializam as decisões da gestão e contribuem para melhorias.

A programação teve, ainda, o intuito de apresentar para as pessoas presentes, o funcionamento de alguns procedimentos eletrônicos realizados no site. Para Shirley Moraes, assistente de informática, é importante que tanto gestão, como equipe de trabalho conheça os inúmeros recursos que o CRESS tem para agilizar o atendimento à categoria.

“É preciso dar ainda mais visibilidade a todas essas possibilidades que oferecemos para o nosso público que são as e os assistentes sociais. O Serviços On-line, por exemplo, permite que a própria profissional realize diversas ações sem precisar ligar ou vir ao Conselho. Essas ferramentas não só dão autonomia para a categoria, como trazem agilidade ao processo e reduzem demandas nos setores”, avalia.

Confira aqui o Serviços On-line do CRESS-MG.

O Portal da Transparência, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Gestão Documental foram temas de destaque nos dois dias de atividades. Enquanto autarquia federal, o CRESS-MG tem o dever de divulgar todas as informações de interesse da população, assim como de respeitar os limites da privacidade de cada indivíduo, como trata a LGPD.

Explore o nosso Portal da Transparência.

Além disso, foi lembrado que nesse processo de modernização, é preciso paciência e persistência. “Paciência da categoria e também entre nós, colegas de trabalho, para entender que os sistemas eletrônicos são passíveis de falhas e persistência, justamente para corrigir esses erros e trabalhar para que possamos oferecer a cada dia, um atendimento mais moderno e eficaz para a categoria”, pondera Shirley.

Trabalho em números

Presidenta do CRESS por dois mandatos, a assistente social de Coronel Fabriciano, Julia Restori, tem ocupado o cargo de militância com compromisso.

Com a população vacinada, trocamos, aos poucos, as máscaras que ajudaram a conter a disseminação do coronavírus, por presença, por olho no olho e por abraço apertado. Logo no início do ano, o CRESS-MG retomou o trabalho presencial permitindo que a categoria viesse pessoalmente dialogar conosco. O novo momento possibilitou ainda, a volta de reuniões presenciais da diretoria, composta por assistentes sociais em cargo de militância.

Outro destaque dessa retomada ao tête-à-tête foi a realização do Encontro Descentralizado dos CRESS Sudeste, em Vitória (ES), em agosto, e o 49º Encontro Nacional CFESS-CRESS em Maceió, no mês de setembro, reunindo representantes de todo o país num evento marcado pela emoção e por decisões para o Serviço Social ligadas às pautas raciais.

O virtual, no entanto, passou a fazer parte das nossas ações, permitindo com que profissionais de todo o estado pudessem se qualificar, por exemplo, através dos cursos de educação permanente. Ministrados por nomes de referência do Serviço Social, essas atividades destrincharam em módulos, temas relacionados à Dimensão Técnico-operativa e à atuação profissional no Suas e na Educação Básica, esta última tendo em vista o crescimento da categoria nesta política.

Às vésperas dos 60 anos do CRESS-MG, comemorados em 2023, a gestão “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023) te convida para conferir o que vem promovendo para fortalecer a profissão.

Acesse aqui o informativo 2022

Fotos: Marcela Viana e Vanessa Oliveira.