CFESS disponibiliza caderno 2 da Série ‘Diálogos do Cotidiano’

Publicado em 16/12/2022

Card vermelho traz capa do Caderno 2, também vermelho, com a árvore que ilustra o Código de Ética

Arte: Rafael Werkema/CFESS

O CFESS lança hoje o segundo caderno da série Diálogos do Cotidiano: reflexões sobre o trabalho profissional. Neste volume, a análise é sobre o contexto das eleições gerais no país e os desafios profissionais para enfrentar temas áridos e insolentes. A publicação traz dois textos: um do assistente social e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelo Braz, e outro da assistente social e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Marcia Campos Eurico.

Acesse aqui a nova publicação

Em sua análise do cenário brasileiro, o professor Marcelo Braz “nos convoca a pensar nossas possibilidades político-profissionais, sem ilusões com a democracia liberal e diante de enormes desafios a serem enfrentados por toda a classe trabalhadora, diante de precarizadas relações de trabalho e os novos contornos da luta de classes. Reforça a contribuição do Serviço Social no enfrentamento da extrema-direita e a necessidade de pensarmos nossa profissão na contemporaneidade, na perspectiva de preservação do projeto ético-político e de contribuições para construção do Brasil democrático”, conforme explica a gestão do CFESS em trecho da apresentação da publicação.

O segundo texto, a Nota técnica sobre o trabalho de assistentes sociais e a coleta do quesito raça/cor/etnia, escrita pela professora Márcia Eurico, “também reforça as contribuições do Serviço Social no enfrentamento de questões históricas e estruturais de nosso país, como o racismo. Enfatiza como as atribuições profissionais de assistentes sociais precisam contribuir para reduzir os impactos do racismo institucional e ter uma ação comprometida com a luta antirracista”, diz outro trecho do livro.

A série Diálogos do Cotidiano tem o objetivo de oferecer subsídios e provocar debates relacionados aos temas com os quais a profissão contribui em suas análises críticas, no enfrentamento das históricas desigualdades de raça, classe, gênero, geração, construindo estratégias anticapitalistas, antirracistas, anticapacitistas.

Acesse aqui a nova publicação