Assembleia elege assistentes sociais que irão representar Minas Gerais no Encontro Nacional CFESS-CRESS

Publicado em 01/07/2022

As principais decisões sobre os rumos do Serviço Social brasileiro são debatidas e definidas, anualmente, durante o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. Para escolher quais são as e os assistentes sociais que participarão desse importante evento para a profissão, os CRESS promovem uma Assembleia Geral Ordinária, em que a própria categoria vota em quem serão as e os representantes do estado no evento nacional.

Em Minas Gerais, a Assembleia aconteceu na última sexta-feira, 24 de junho, na Sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte. Na ocasião, assistentes sociais elegeram a delegação que irá participar não apenas do Encontro Nacional, que acontece em setembro, em Maceió (AL), mas também do preparatório que é chamado Encontro Descentralizado da Região Sudeste, a ser realizado em agosto, em Vitória (ES).

A delegação é formada por assistentes sociais que integram a gestão e que compõem a base da categoria profissional (nestes dois casos, há poder de voto), assim como assistentes sociais convidadas e trabalhadoras e trabalhadores cuja participação no evento é estratégica para o Conselho. Para a presidenta do CRESS-MG, Julia Restori, atuar como delegada ou delegado nestes eventos, é uma oportunidade única para contribuir com o Serviço Social brasileiro.

“O Encontro Nacional é o maior espaço deliberativo da nossa profissão. Nele são definidas as diretrizes que orientam nossa atuação profissional. Portanto, participar desse processo é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do Serviço Social, além desse ser um momento rico para compreender como funcionam as nossas entidades representativas”, pontua.

PASSOS RUMO AO NACIONAL

Reuniões Ampliadas: Estas reuniões acontecem nas Seccionais do CRESS (Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia) e é quando são indicadas e indicados os assistentes sociais da região que serão votados para integrar a delegação.

Assembleia Geral Ordinária: Após receber as indicações de nomes da Sede, em Belo Horizonte, e das Seccionais, as e os assistentes sociais presentes votam em quais dessas pessoas ocuparão as vagas da delegação de Minas Gerais.

Preparatório Para o Descentralizado: Este evento é um espaço formativo e de diálogo para que as e os assistentes sociais que compõem a delegação possam se aprofundar sobre os eixos temáticos e as propostas que o CRESS-MG levará ao Encontro Descentralizado.

Encontro Descentralizado: Nesta fase, as delegações de todos os CRESS de uma determinada região do país – em nosso caso, a Sudeste -, se reúnem para debater propostas e alinhar quais são aquelas que serão defendidas pelo coletivo, durante o Encontro Nacional.

Em 2022, após dois anos de atividades online por conta da pandemia, o evento acontecerá em Vitória (ES), no mês de agosto, e reunirá representantes dos CRESS do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS: Considerado o maior espaço deliberativo do Serviço Social brasileiro, o Encontro Nacional é o momento em que as delegações de todos os CRESS do país se reúnem para discutir quais serão as diretrizes tanto de funcionamento dos próprios Conselhos, como no âmbito da atuação profissional.

Na atual modalidade, em cada um dos três anos de gestão, um viés é abordado durante o Encontro, sendo eles: Planejamento/proposição (2020); Monitoramento (2021) e Avaliação (2022) das deliberações e das ações do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social.

Acompanhe as redes sociais do CRESS-MG e do CFESS para novas informações!