NAS ALTO PARAOPEBA

Publicado em 06/05/2022

Atenção! Este NAS está extinto desde 2024. Mantemos as informações para registro histórico.

Juntas e juntos somos mais fortes: três NAS unificados

Quando assistentes sociais se unem por reconhecimento, toda a sociedade sai ganhando. Quando, então, os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) resolvem se unificar, cresce ainda mais o potencial para mudanças. E foi isso que aconteceu no dia 25 de outubro de 2021, data em que foi formalizada a criação do NAS Alto Paraopeba, somando as histórias e as e os profissionais dos NAS de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.

Até essa unificação, muitas águas rolaram e muitas ações foram feitas em prol da categoria. A seguir, conheça um pouco mais sobre a trajetória de cada um desses NAS.

Congonhas

O grupo de assistentes sociais de Congonhas se reúne desde 2005 e se vinculou ao CRESS-MG, enquanto Núcleo de Assistentes Sociais (NAS), em 21 de agosto de 2009. O Nascon, como foi chamado, era composto por profissionais dos municípios de Jeceaba e São Brás do Suaçuí.

Ao longo do tempo, o grupo se fortaleceu para além do caráter profissional, tendo além do contexto de militância, a amizade que se estende até hoje no grupo que sempre se reúne para confraternizar e discutir os desafios enfrentados pela categoria profissional local.

Durante seus 16 anos de existência, muito foi feito pelo reconhecimento e valorização do trabalho de assistentes sociais e do Serviço Social como profissão, a exemplo de ações, por meio de parcerias com os sindicatos das mineradoras das cidades próximas, a fim de defender a classe trabalhadora.

Ou ainda, reuniões com os sindicatos de mineração sobre diversos assuntos pertinentes à classe trabalhadora. Além disso, o Núcleo montou um bloco de carnaval que sempre estabeleceu um tema relevante aos direitos trabalhistas e fez participação em qualquer ramo pertinente à defesa dos direitos.

Conselheiro Lafaiete

Integrantes do NAS em apoio à greve geral, ocorrida em todo país, em 2017.

Em 19 de maio de 2008, surge o Núcleo de Assistentes Sociais de Conselheiro Lafaiete, o Naslaf. Do contrário do que se poderia esperar, o coletivo se fortaleceu durante a pandemia da Covid-19, promovendo atividades pontuais em prol do fortalecimento das políticas públicas municipais e fortalecimento da categoria. Abaixo segue algumas atividades até então desenvolvidas:

Abaixo assinado contra a PEC 241 (apoio aos movimentos sociais e mobilização civil),

  • Café com a rede;
  • Roda de conversa;
  • Ação de Fiscalização do CRESS;
  • Greve geral (apoio aos movimentos sociais e mobilização civil);
  • Jornada Acadêmica – Faculdade de Serviço Social/CES (Importância da articulação da categoria);
  • Movimento de redução de carga horária (ação entre as categorias de Assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nutricionistas);
  • Movimento SUAS (sensibilização da defesa da política de assistência social);
  • Diálogo entre o CRESS-MG e os Assistentes Sociais da Região (ação coletiva dos NAS da região);
  • Palestra: Assistentes Sociais uma categoria de e para a luta: Estratégias profissionais frente a uma realidade atual de retrocessos das políticas sociais. (Capacitação profissional);
  • Participação em eventos promovidos pelo CRESS-MG/Comago; Conferências relacionadas políticas públicas e Conselhos de Direitos representando a categoria através do Naslaf;
  • Criação de documento coletivo encaminhado à Câmara Municipal sobre propostas de intervenção junto as políticas públicas de saúde, assistência social e educação (inclusive sobre a inclusão dos Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas públicas);
  • Requisição de reconhecimento dos trabalhadores do SUAS como público prioritário na vacinação contra a covid-19 CMAS, CMS e Câmara Municipal. 

Ações em defesa do Suas, com servidoras e servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em 2018.

Conselheiro Lafaiete é um município de grande porte, com aproximadamente 130 mil habitantes. Possui cerca de 50 profissionais do Serviço Social atuantes nos serviços públicos das políticas de Assistência Social, Saúde, Judiciário e Previdência Social. Há também quem atue no Terceiro Setor e empresas privadas. No momento, boa parte se encontra efetivada pela prefeitura municipal após concurso público feito em 2015.

Como consequência, muitas e muitos profissionais vieram também de cidades vizinhas para atuar no município, fortalecendo a categoria com a experiência profissional de diferentes realidades e enriquecendo os movimentos locais da categoria. É comum realizar articulações com a Faculdade de Serviço Social do CES/CL, gestão municipal, conselhos de direito, CRESS-MG, movimentos sociais locais e com os demais NAS da região. 

Entre em contato

E-mail: nasaltodoparaopeba@gmail.com

Coordenação: Alan Pereira da Silva (CRESS-MG 17.555)

Notícias relacionadas

Se você é assistente social, não perca a oportunidade de participar da próxima atividade do NAS Alto do Paraopeba. A atividade acontecerá de forma virtual, sempre às 19h, e está dividida em dois encontros.   Anote na agenda para não esquecer: Módulo 1  Tema: “Instrumentalidade do Serviço Social: emissão de laudos, relatórios e pareceres” Com […]
Nesta terça-feira, dia 26 de julho, às 19h, tem reunião virtual do NAS Alto do Paraopeba. A atividade, que acontecerá pelo aplicativo Zoom, tem como principal objetivo debater a organização das atividades do Núcleo para o segundo semestre do ano. Para participar e contribuir com o fortalecimento do Serviço Social na região, acesse: bit.ly/3otOJcV

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h