Assistente social: o que você precisa saber sobre o piso salarial

Publicado em 27/04/2022

A reivindicação por um piso salarial para a categoria de assistentes sociais é histórica. Afinal, representa não só a possibilidade de ter um salário digno para melhoria das condições de vida da classe trabalhadora, mas também significa, em tese, que nenhuma instituição empregadora poderia pagar um salário menor que o estabelecido em lei.

Entretanto, esta é uma luta complexa, que envolve um conjunto de fatores e diversos sujeitos. Por isso, o  CFESS lança neste dia 12/4 a websérie de vídeos “O que você precisa saber sobre o piso salarial de assistentes sociais”.

Dividida em quatro episódios, a série de vídeos – narrados e ilustrados – tem o intuito de responder, de forma didática e direta, às principais dúvidas e demandas que chegam ao Conjunto CFESS-CRESS sobre o tema, apontando as possibilidades, os desafios e os limites dessa luta. Os episódios serão semanais e o primeiro já pode ser assistido (disponível no início da matéria).

A ideia é reforçar que esta é uma reivindicação não só de assistentes sociais, e que a caminhada para sua conquista é impactada diretamente pela conjuntura do país, marcada pela retirada de direitos e ataque às políticas sociais. Além disso, a websérie ressalta que essa luta não é responsabilidade de uma ou outra entidade, e sim de vários sujeitos – seja a própria categoria, as entidades representativas, as entidades associativas e sindicais – e que por isso requer muita mobilização.

A Websérie também vai trazer informações de projetos de lei com esse teor que tramitam no Congresso Nacional, tendo em vista que a via legislativa pode ser um caminho para se conquistar esse direito. O Conjunto CFESS-CRESS defende o exercício do Serviço Social com qualidade para toda a população usuária. Por isso, a defesa das condições éticas e técnicas da categoria é uma bandeira de luta das entidades. Ao valorizar o trabalho de assistentes sociais, valoriza-se também a profissão.

Mas é preciso entender os limites dessa atuação. É o que explica a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional do CFESS (Cofi), Lylia Rojas. “Por vezes, a categoria vislumbra e reivindica uma atuação sindical que ultrapassa as possibilidades de intervenção institucional de um conselho profissional. O CFESS tem se colocado como um conselho profissional que articula suas funções precípuas de orientar e fiscalizar o trabalho profissional, a luta e defesa de direitos trabalhistas como uma pauta vinculada à qualidade dos serviços”, explica.

Ela reforça. “Por essa razão, o Conjunto CFESS-CRESS tem se somado a lutas políticas e sociais e denunciado o contexto de regressão de direitos e os impactos no trabalho de assistentes sociais. A websérie surge, portanto, como mais uma ação no sentido de dialogar com a categoria sobre a temática, trazendo informações sérias que dão subsídios à categoria”.

Fonte: CFESS