Orientar e fiscalizar o trabalho de assistentes sociais: veja como foi o Encontro Estadual das Cofis

Publicado em 30/03/2022

O principal papel dos CRESS é orientar e fiscalizar o trabalho das e dos assistentes sociais. Esta é uma função complexa e que envolve uma série de debates técnicos, éticos e políticos antes de que as agentes fiscais, que também são assistentes sociais, possam ir a campo colocá-la em prática. 

O Encontro Estadual das Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofis) do CRESS-MG é um espaço, a nível de Minas Gerais, em que são feitos alinhamentos e o planejamento para definir, entre outros pontos, quais serão as áreas prioritárias de fiscalização de cada ano.

Nos dias 17 e 18 de março, após dois anos de pandemia, o evento aconteceu presencialmente, na Sede, em Belo Horizonte, reunindo equipes de trabalho e integrantes da comissão e subcomissões, tanto da área de abrangência da capital, como das Seccionais de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. 

Considerado o melhor encontro dos últimos tempos, segundo a coordenadora técnica do CRESS-MG, a assistente social Denise Cunha, a edição de 2022 se centrou principalmente em refletir em cima da perspectiva política do trabalho desenvolvido por essa frente.

“Geralmente, este é um momento em que abordamos a estruturação interna e cotidiana dos Setores de Orientação e Fiscalização (Sofi). Mas nesta edição, priorizamos outra pauta fundamental, que é discutir qual direção política, técnica, metodológica e ética a atual gestão pretende dar às intervenções do setor”, pontua.

Além desse alinhamento, foram definidas quais serão as áreas prioritárias das fiscalizações este ano: assistentes sociais da Educação, da Saúde (Upas e UBS), profissionais que possuem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que atuam no INSS e participem do projeto piloto para realização de tele-avaliação.

A definição desses campos é estratégica e acompanha as necessidades que a conjuntura, no âmbito do Serviço Social, demanda. É preciso destacar, ainda, que a fiscalização e orientação ao longo do ano, foca em determinadas áreas, mas não se limita a elas, podendo acontecer em outros espaços sócio-ocupacionais. 

Outro destaque do encontro foi o debate sobre os dados apresentados no rico material construído pelas Cofis e divulgado recentemente nos meios de comunicação do CRESS-MG: “O trabalho das e dos assistentes sociais de Minas Gerais durante a pandemia. 

Clique aqui para ler!

Fale com uma agente fiscal

Há sempre uma agente fiscal disponível para atender a categoria e a sociedade. O horário de atendimento é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. O contato pode ser feito pessoalmente, na Sede ou Seccionais, por telefone ou e-mail. Os dados atualizados dos plantões você confere na aba Contatos da página principal do site.

Quando entrar em contato?

Em casos de dúvidas sobre normativas que regem o exercício profissional (Lei 8.662/93, Código de Ética Profissional e Resoluções CFESS), orientações sobre a aplicabilidade das normativas, sobre construção e emissão de documentos técnicos, denúncias éticas e de exercício ilegal da profissão, estágio, desagravo público, lacração de material técnico, carga horária, concurso e seleção pública e demais situações/dúvidas que perpassam o exercício profissional da e do assistente social.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h