A temática do aborto e o trabalho da e do assistente social

Publicado em 01/10/2021

Nesta edição do Boletim Conexão Geraes do 4º trimestre de 2021, lançada em outubro, você encontra as seguintes matérias:

 

DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA | Série: Assistentes Sociais na Educação
Entre avanços custosos e a iminência de retrocessos, quais são os possíveis caminhos para a atuação profissional na Educação? – Pág. 2
Pós-doutora em Serviço Social (Uerj), docente do Curso de Serviço Social da Unesp e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (Gepesse/Uerj e UFBA), Eliana, que já participou de várias ações do Conselho sobre esta temática, faz, na entrevista, uma análise de conjuntura e propõe reflexões sobre os possíveis caminhos a serem seguidos quando pensamos em assistentes sociais na educação.
Tags: educação; atuação profissional 

ÉTICA PROFISSIONAL
Nos caminhos às vezes tortuosos, que a Seguridade Social atravessa, a ética profissional deve ser sempre o norte  – Pág. 6
A assistente social Alessandra Ribeiro, professora da Ufop e com experiência em Políticas de Seguridade Social fala sobre os retrocessos da seguridade social no Brasil. 
Tags: previdência social; atuação profissional

CRESS-MG EXPRESSA
“Me ver pobre, preso ou morto já é cultural”: racismo estrutural e o trabalho de assistentes sociais no contexto da pandemia da Covid-19 – Pág. 9
“Superar o falacioso mito da democracia racial é um dos principais desafios para o reconhecimento da existência do racismo e construção de estratégias coletivas para seu enfrentamento. Como já nos alertou, há tempos, Lélia Gonzalez (1984, p. 228), “como todo mito, o da democracia racial oculta algo para além daquilo que mostra”. Confira.
Tags: combate ao racismo; direitos humanos

DIREITOS HUMANOS
Precisamos falar sobre menstruação  – Pág. 13
Considerado tabu, o tema ainda é pouco debatido na sociedade e na política, dificultando que meninas e mulheres pobres tenham acesso a direitos básicos.
Tags: mulher; saúde 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Em véspera de ano eleitoral, professora da UFTM explica a importância de entender sobre orçamento público e financiamento de políticas públicas  – Pág. 16
O CRESS-MG conversou com a assistente social, Rosana Arantes, mestre e doutora em Política Social e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) sobre como este tema atravessa a profissão e a atuação da categoria. Confira!
Tags: assistência social; políticas públicas

COFI RESPONDE
A temática do aborto e o trabalho da e do assistente social – Pág. 20
Considerando os princípios do Código de Ética da profissão, em especial o reconhecimento da liberdade como valor ético central, assistentes sociais devem atuar para viabilizar o acesso aos direitos sociais, independentemente de suas crenças e de seus valores pessoais, pois, assumir uma profissão, pressupõe também estar de acordo com o projeto e com os valores éticos e políticos por ela defendidos. Confira.
Tags: Orientação e Fiscalização Profissional.

 

Clique aqui para acessá-la.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h