A temática do aborto e o trabalho da e do assistente social

Publicado em 01/10/2021

Nesta edição do Boletim Conexão Geraes do 4º trimestre de 2021, lançada em outubro, você encontra as seguintes matérias:

DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA | Série: Assistentes Sociais na Educação
Entre avanços custosos e a iminência de retrocessos, quais são os possíveis caminhos para a atuação profissional na Educação? – Pág. 2
Pós-doutora em Serviço Social (Uerj), docente do Curso de Serviço Social da Unesp e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (Gepesse/Uerj e UFBA), Eliana, que já participou de várias ações do Conselho sobre esta temática, faz, na entrevista, uma análise de conjuntura e propõe reflexões sobre os possíveis caminhos a serem seguidos quando pensamos em assistentes sociais na educação.
Tags: educação; atuação profissional

ÉTICA PROFISSIONAL
Nos caminhos às vezes tortuosos, que a Seguridade Social atravessa, a ética profissional deve ser sempre o norte  – Pág. 6
A assistente social Alessandra Ribeiro, professora da Ufop e com experiência em Políticas de Seguridade Social fala sobre os retrocessos da seguridade social no Brasil.
Tags: previdência social; atuação profissional

CRESS-MG EXPRESSA
“Me ver pobre, preso ou morto já é cultural”: racismo estrutural e o trabalho de assistentes sociais no contexto da pandemia da Covid-19 – Pág. 9
“Superar o falacioso mito da democracia racial é um dos principais desafios para o reconhecimento da existência do racismo e construção de estratégias coletivas para seu enfrentamento. Como já nos alertou, há tempos, Lélia Gonzalez (1984, p. 228), “como todo mito, o da democracia racial oculta algo para além daquilo que mostra”. Confira.
Tags: combate ao racismo; direitos humanos

DIREITOS HUMANOS
Precisamos falar sobre menstruação  – Pág. 13
Considerado tabu, o tema ainda é pouco debatido na sociedade e na política, dificultando que meninas e mulheres pobres tenham acesso a direitos básicos.
Tags: mulher; saúde

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Em véspera de ano eleitoral, professora da UFTM explica a importância de entender sobre orçamento público e financiamento de políticas públicas  – Pág. 16
O CRESS-MG conversou com a assistente social, Rosana Arantes, mestre e doutora em Política Social e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) sobre como este tema atravessa a profissão e a atuação da categoria. Confira!
Tags: assistência social; políticas públicas

COFI RESPONDE
A temática do aborto e o trabalho da e do assistente social – Pág. 20
Considerando os princípios do Código de Ética da profissão, em especial o reconhecimento da liberdade como valor ético central, assistentes sociais devem atuar para viabilizar o acesso aos direitos sociais, independentemente de suas crenças e de seus valores pessoais, pois, assumir uma profissão, pressupõe também estar de acordo com o projeto e com os valores éticos e políticos por ela defendidos. Confira.
Tags: Orientação e Fiscalização Profissional.

Clique aqui para acessá-la.