Ato em defesa de assistente social, no Norte de Minas, aconteceu com papel importante da luta coletiva na região

Publicado em 16/12/2021

Um dos papéis do CRESS é zelar pela honra da profissão, assim como das e dos assistentes sociais nele inscritos. Foi neste sentido que, no dia 9 de dezembro, representantes da entidade foram até o município de São Francisco, no Norte de Minas, há cerca de 600 quilômetros de Belo Horizonte, para um ato solene em defesa da honra profissional de Sheila Ferreira de Souza, servidora pública do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Vila Vicente).

O desagravo público, procedimento previsto pela Resolução CFESS n° 443/03 é realizado pelo Conselho, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, após análise minuciosa da representação formulada pela própria ou próprio profissional afetado. A ação, aberta à comunidade, é uma maneira de se contrapor e repudiar o ato ofensivo. Para o conselheiro Leonardo Koury, presente no momento, a articulação coletiva foi crucial para materializar o ato.

“Só foi possível chegarmos até aqui, para garantir o desagravo público, devido à coragem da nossa colega e a toda a articulação do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS São Francisco). Essa nossa capacidade de estar coletivamente lutando foi determinante para que pudéssemos, hoje, dizer ‘não’ às violências sofridas pela categoria, neste município. Continuaremos organizando a categoria para poder exercer a profissão tendo as suas prerrogativas respeitadas!”, enaltece.

Lembrando que os NAS são criados por meio da mobilização de profissionais nas várias regiões do estado e têm como principal objetivo contribuir para que o Serviço Social seja mais valorizado nessas localidades. Atuam com o suporte do CRESS-MG e promovem reuniões periódicas que são uma ótima oportunidade para conhecer e trocar experiências com colegas de profissão. Hoje em dia, existem 23 Núcleos ativos. Saiba, aqui, se já existe algum próximo de você.

No ato de desagravo público, estavam presentes, além de um significativo número de profissionais da região, três representantes da Seccional Montes Claros: a coordenadora Noêmia de Freitas, a agente fiscal, Erica Soares, e Diego Tabosa, membro da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi). O ato aconteceu no Auditório da ONG Preservar e o convite foi amplamente divulgado nos meios de comunicação do CRESS-MG.

Agravo à profissão e assédio moral: você sabe a diferença?

Assista o vídeo em que a coordenadora técnica do CRESS-MG, Denise Cunha, explica as principais diferenças entre uma situação de assédio moral e aquela que cabe um ato de desagravo público.

Entender as características de cada uma dessas situações ainda tão comuns no cotidiano profissional, é essencial para saber quando o Conselho deve ser acionado.

Clique na imagem para conferir o conteúdo em nosso canal no YouTube.