Qualificação e trocas enriquecedoras marcam o Encontro Estadual dos Núcleos de Assistentes Sociais (NAS)

Publicado em 16/12/2021

Imagina a força que tem quando assistentes sociais se reúnem em prol de defender seus direitos e de valorizar a profissão? É o que acontece quando se forma um Núcleo de Assistentes Sociais, os famosos NAS. Estes grupos são criados através de profissionais que se mobilizam, em determinada região do estado, para dar voz às suas demandas e fortalecer o Serviço Social nos locais onde atuam.

No dia 4 de dezembro, o CRESS-MG promoveu o Encontro Estadual dos NAS. Hoje existem mais de 20 deles espalhados pelos quatro cantos de Minas Gerais. Na atividade, participaram representantes das comissões organizadoras de quatorze núcleos, e o objetivo foi trocar experiências e qualificar as e os integrantes a respeito da história e do papel do Conjunto CFESS-CRESS.

Por meio da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), os NAS recebem apoio do Conselho, que orienta quanto ao planejamento e divulgação de atividades, além de um simbólico aporte financeiro anual, para contribuir com o custeio das ações. Importante lembrar que os Núcleos são, ainda, uma forma de difundir os debates propostos pelo Serviço Social Brasileiro.

Mais de quarenta pessoas participaram do Encontro que foi repleto de trocas e aprendizado.

Durante o Encontro, que foi virtual, o público pôde ouvir a palestra proferida pela conselheira do CFESS, Kenia Figueiredo, assistente social, doutora em Comunicação e docente da Universidade de Brasília (UnB). A convidada foi, ainda, facilitadora de uma dinâmica em que as e os representantes dos NAS puderam abordar os principais desafios para mobilizar a categoria.

Abertura ao diálogo

Entre as problematizações trazidas pelos grupos, estavam a importância de a categoria entender o piso salarial como uma demanda coletiva no enfrentamento às precarizações de trabalho, de ampliar sua participação com os sindicatos e movimentos sociais e de se aliar a movimentos sociais que comunguem com os princípios do Serviço Social.

Houve, também, um momento de conversa com a Assessoria de Comunicação (Ascom) do CRESS-MG, no sentido de alinhar demandas com o intuito de potencializar e contribuir para dar visibilidade aos NAS, como, por exemplo, a inserção, no site da entidade, das histórias de construção coletiva de cada um dos Núcleo ativos atualmente no estado.

Para Jaqueline Miranda, coordenadora do NAS Manhuaçu, situado na Zona da Mata, o encontro foi positivo. “Espaço maravilhoso! A dinâmica do evento foi muito bacana, as metodologias ativas estão sendo aglutinadas no processamento das reuniões e isso tem feito toda a diferença. A facilitadora foi ótima, trouxe um debate franco e qualificado para as questões que assombram o nosso cotidiano de organização da base”, comentou.

Saiba onde estão situados os NAS e confira como articular a abertura de um em sua região!