A Agenda 2022 Assistente Social já chegou no CRESS-MG! Saiba como comprar!

Publicado em 13/12/2021

(arte original: Rafael Werkema/CFESS)

 

Uma chama de esperança, combustível para resistência

A pandemia da Covid-19 no Brasil dizimou até esse momento mais de 600 mil vidas. Centenas delas de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social. Gente que resistiu não só à doença, mas ao descaso de governantes. Pessoas que foram vítimas de uma tragédia de âmbito econômico, social, sanitário e político. Vítimas de uma política que, durante toda a pandemia, privilegiou a desinformação, a negação da ciência, o extermínio, o corte de direitos… Uma política genocida. De um governo de morte.

Entretanto, em meio a essa tragédia, a classe trabalhadora seguiu resistindo, inclusive assistentes sociais que, ao lado de outros sujeitos coletivos, forjaram esperança e protagonizaram lutas diárias: de atos virtuais e panelaços estrondosos à ocupação das ruas a favor da vida, do emprego, das políticas sociais… Contra a fome, a miséria, o desemprego…

Este é o tom da Agenda Assistente Social de 2022: para seguir inflamando a “práxis da resistência”, como diria Marilda Iamamoto!

O conteúdo editorial da Agenda Assistente Social 2022, produzido pelas professoras Sônia Lúcio Lima, Eblin Farage e Marina Barbosa, conduz a reflexões sobre importantes temáticas: a urgência das lutas sociais, em uma perspectiva ética frente à barbárie e todas as facetas da crise capitalista, como a fome, o pauperismo e o desemprego; os impactos da reforma administrativa (PEC 32/2020) para o serviço público e como isso afeta o nosso trabalho; e o Serviço Social e sua relação com os movimentos sociais.

A publicação reforça também a importância da formação em Serviço Social com qualidade e a defesa da ciência; alerta para a ascensão da extrema-direita no país e dentro da profissão, e por que é um compromisso ético-político se opor à essa perspectiva conservadora; reforça a necessidade de se aprofundar cada vez mais o debate étnico-racial, gênero e a relação com a questão social, à luz da teoria marxista, para contribuir na ação profissional de denúncia de violação de direitos da população. Sem contar o chamado para a retomada da ação pedagógica do serviço social, fundada na educação popular.

Tudo isso acompanhado por projeto gráfico flamejante: tons avermelhados, alaranjados e amarelados se espalham em labaredas pela Agenda, em meio a ilustrações duras e cruas, que ora denunciam o resultado da política de morte do governo, ora ressaltam a capacidade de assistentes sociais se organizarem coletivamente e resistir.

Para a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Emilly Marques, “é desafiante (e necessário) trazer a história das lutas sociais e as condições concretas de vida da população para o centro do debate, no sentido de reafirmar o compromisso e a direção das demandas da nossa classe e das lutas antirracistas, feministas e tantas outras que nos incitam a transformar nossa indignação em organização”, explica.

Outro destaque é que a agenda dá também uma “dica” do que será a campanha de gestão do Conjunto CFESS-CRESS “Nós Mulheres Assistentes Sociais de Luta”, já que no seu projeto gráfico elegeu mulheres negras e pessoas com deficiência como protagonistas das artes que traz. “Não custa lembrar que somos uma categoria majoritariamente composta por mulheres em suas múltiplas existências e opressões. Muitos são os enfrentamentos necessários para forjar nossa práxis da resistência, seja em nossos espaços de trabalho, em nossas famílias, nos movimentos sociais ou outros âmbitos. Somos assistentes sociais e nossa ética nos conduz cotidianamente”, reforça Emilly.

A Agenda, além de instrumento para marcar compromissos diários e mensais, com calendários, espaços para anotações e datas importantes, segue sendo referência para pesquisa cotidiana, repleta de conteúdo que dialoga com o trabalho da categoria, por meio de textos, entrevistas, pílulas e conteúdo poético. Ou seja, a Agenda Assistente Social 2022 é também um material para qualificação profissional e de divulgação da profissão, com textos que contribuem para reflexões e discussões para o dia-a-dia!

 

Mais informações: 

Agenda Assistente Social 2022

Valor de repasse (custo): R$ 11,00

Disponível para compra no CRESS-MG: a partir de 13/12/2022

Formato: 12 x 16 cm, colorida, com capa dura, elástico e fita marcadora

Tiragem limitada: 10.000 exemplares.

 

Como faço para comprar a minha?

Em Minas Gerais, a Agenda 2022 Assistente Social poderá ser solicitada via e-mail ou presencialmente, na Sede e nas Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. Saiba mais:

 

Por Correios

Para entrega via Correios, é preciso enviar um e-mail para cress6@cress-mg.org.br, informando a quantidade de agendas que deseja comprar e o CEP do destino para ser calculado o valor do frete. Após a confirmação do pagamento, via transferência, depósito ou boleto bancário, as agendas serão enviadas.

 

Presencialmente

A partir de hoje, 13 de dezembro, as agendas também podem ser compradas presencialmente, na Sede, em Belo Horizonte. Na próxima segunda, 20 de dezembro, os exemplares estarão disponíveis também nas Seccionais de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

O atendimento acontece de segunda a quarta-feira, das 13h às 19h. Neste caso, não será preciso fazer agendamento prévio.

O pagamento deve ser feito, no ato, em dinheiro, transferência ou comprovante de depósito.

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h