Com ensino precarizado em Serviço Social, como fica a ética profissional?

Publicado em 01/07/2021

Nesta edição do Boletim Conexão Geraes do 3º trimestre de 2021, lançada em julho, você encontra as seguintes matérias:

DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA | Série: Assistentes Sociais na Educação
Análises socioeconômicas: as potencialidades da principal demanda de assistentes sociais na Educação – Pág. 2
Nesta segunda matéria da série Serviço Social na Educação, conversamos com a assistente social, mestre e doutora em Serviço Social na Educação, Mireile Gazotto, que atua na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Proace/UFTM) e é responsável pela Divisão de Serviço Social (DISS) desta Pró-Reitoria, que explicou a complexidade e potencialidades da avaliação socioeconômica, além de abordar o lugar da categoria profissional no que se refere às cotas estudantis.
Tags: educação; atuação profissional

ÉTICA PROFISSIONAL
Com um ensino precarizado em Serviço Social, como fica a ética profissional das e dos assistentes sociais? – Pág. 5
Diego Tabosa, assistente social e docente do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a oferta do modelo de Ensino à Distância (EaD) fala sobre a formação em Serviço Social e os possíveis caminhos para se trilhar.
Tags: educação; trabalho e formação profisisonal

CRESS-MG EXPRESSA
Proteção da Criança e do Adolescente no Brasil: o direito a ter todos os direitos – Pág. 8
“Para nós, assistentes sociais, que, direta ou indiretamente, atuamos com crianças e adolescentes na maioria dos espaços sócio-ocupacionais em que estamos inseridas e inseridos, cabe uma retomada para o estudo e pesquisa do lugar da criança e do adolescente nas políticas públicas brasileiras hoje, assim como o fortalecimento dos espaços de controle social com nossa luta para a inclusão desses atores e suas vozes como participantes nestes ambientes e sujeitos na formulação e fiscalização das mais diversas políticas sociais.” Confira.
Tags: criança e adolescente; ECA

DIREITOS HUMANOS
Sem comida no prato das famílias brasileiras, investimentos públicos em Segurança Alimentar e Nutricional se tornam essenciais para a sobrevivência de milhões de pessoas  – Pág. 10
O Brasil, que comemorou ter saído do Mapa da Fome (ONU), em 2014, voltou a integrar o ranking no ano passado. Para a nutricionista, conselheira do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG) e coordenadora da sua Comissão Permanente do Direito Humano à Alimentação Adequada, Melissa Araújo, o cenário atual é resultado de múltiplos fatores, como o baixo investimento do Estado, a níveis federal, estadual e municipal, em medidas que garantam o direito à alimentação, como previsto na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).
Tags: meio ambiente; saúde; direitos humanos

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O trabalho de assistentes sociais dos Cras e do INSS na garantia do BPC para pessoas com deficiência – Pág. 13
A trajetória de implementação do BPC teve e ainda tem um significativo papel do Serviço Social e é marcada por uma série de leis, decretos e outros atos normativos, que ora atende a pressão por ampliação por direitos sociais e pela inclusão de segmentos desprotegidos, ora responde a lógica restritiva, decorrentes de ajustes fiscais, como explica a assistente social do INSS de Coronel Fabriciano e do Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga, Micheline Sampaio. Entenda.
Tags: assistência social;  trabalho

COFI RESPONDE
Requisições indevidas  – Pág. 16
Conhecidas como requisições indevidas, estas práticas sempre permearam o trabalho das e dos profissionais do Serviço Social, mas, com a precarização das relações de trabalho, desmonte das políticas públicas e com o surgimento da pandemia, elas têm se intensificado. Leia, a seguir, algumas dúvidas frequentes em relação ao assunto, respondidas pela Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional do CRESS-MG, a Cofi.
Tags: Orientação e Fiscalização Profissional

Clique aqui para acessá-la.