Sexta tem Live do CFESS: Impactos no trabalho, resistência e organização do Serviço Social!

Publicado em 03/09/2021

Arte: Rafael Werkema/CFESS

Eu sei que vão tentar me destruir, mas vou me reconstruir”, diz o trecho da música Pesadão, da cantora Iza. É com esse mote que o CFESS promoverá uma nova live nesta sexta-feira (3/8), dando início às atividades da Plenária Nacional Virtual do Conjunto CFESS-CRESS. O tema será: A crise é sanitária e societária! Impactos no trabalho, resistência e organização do Serviço Social. A transmissão ocorrerá por meio dos canais do CFESS no YouTube (cfessvideos) e Facebook (cfessoficial) a partir das 18h30.

As palestrantes da atividade serão as assistentes sociais Rivânia Moura (professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/Uern e presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior/Andes-SN) e Dácia Teles, conselheira do CFESS.

O debate tem objetivo de refletir sobre a conjuntura política e econômica no contexto da pandemia, atentando para as “reformas” colocadas em prática pelo governo e os impactos para o trabalho e a organização de assistentes sociais. Além disso, as convidadas também irão debater as ações e estratégias do Conjunto CFESS-CRESS na defesa da profissão e dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, sempre na direção do projeto ético-político profissional.

A transmissão será aberta a quem se interessar, e não precisa de inscrição, basta acessar os canais do CFESS no YouTube ou no Facebook e assistir, podendo enviar perguntas pelo chat.

Plenária Nacional CFESS-CRESS

A transmissão dará início às atividades da Plenária Nacional CFESS-CRESS, que segue até o dia 5/9, de forma virtual. O evento, de caráter não deliberativo, substitui o Encontro Nacional CFESS-CRESS, que ocorre todos os anos e constitui o fórum máximo deliberativo do Serviço Social brasileiro, conforme disposto no art. 9º da Lei 8.662/93, que regulamenta a profissão de assistente social.

Devido à pandemia da Covid-19, que ainda requer, entre outras medidas, isolamento e distanciamento social para conter a propagação do vírus, o Encontro foi substituído pela Plenária Nacional, a partir da aprovação, pelo Conselho Pleno do CFESS, da Resolução CFESS nº 975/2021. Assim, mantiveram-se os espaços de debate, só que de forma virtual, em substituição às etapas preparatórias e deliberativas que antecedem o Encontro Nacional.

Em 2021, com representantes indicadas/os pelos CRESS e pelo CFESS, a Plenária Nacional tem a tarefa de monitorar o andamento e execução das ações deliberadas em 2020, por meio dos debates virtuais nos estados e da Consulta Pública realizada on-line pelo Conjunto. Agora, a meta é identificar os desafios e dificuldades para implementação da agenda política.

A Plenária Nacional não é aberta à participação do público, que opinou na construção das propostas de ação do CFESS e dos CRESS para o triênio 2020-2023. No entanto, você pode acessar o Relatório Final da Plenária 2020, com todas as propostas aprovadas em cada eixo, disponível no site do CFESS.

Live A crise é sanitária e societária! Impactos no trabalho, resistência e organização do Serviço Social

Quando: 3 de setembro, sexta-feira
Horário: a partir das 18h30 (hora de Brasília)
Onde: Nos canais do CFESS no YouTube (cfessvideos) e no Facebook (cfessoficial)