Seccional Uberlândia: você atua nesta região? Confira as principais ações dos últimos meses por lá

Publicado em 02/08/2021

Durante os últimos meses, a Seccional Uberlândia seguiu enfrentando e superando os desafios do isolamento social e do trabalho remoto com criatividade e persistência. Neste informativo, você confere as principais ações promovidas entre abril e junho.

Um dos destaques é a participação nos eventos em comemoração ao Dia da e do Assistente Social, promovidos pelas faculdades Unipac e Facisa, bem como participação na atividade do NAS Formiga pela mesma data. Cabe ressaltar a participação de agentes fiscais do Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi) da Seccional na roda de conversa sobre imigrantes.

Imigrantes: veja a live realizada pelo CRESS-MG sobre este mesmo assunto.

Destacamos, ainda, a atividade da Comissão Local de Seguridade Social que teve a ilustre presença da professora e doutora Cirlene Oliveira abordando o “Trabalho profissional, seguridade social e interdisciplinaridade: desafios e possibilidades”. A Seccional também participou de uma reunião com o representante do coletivo de assistentes sociais do município de Uberaba para tratar da vacinação dessas e desses profissionais.

Em articulação com outro Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) da reunião, o NAS Cerrado Mineiro, o Sofi foi convidado para discutir as condições éticas e técnicas do exercício profissional em tempos de pandemia, de acordo com as orientações e resolução 493/2006. As demais ações, você confere a seguir.

Acompanhe nosso site, redes sociais e Telegram para ficar por dentro de todas os nossos eventos abertos à categoria!

ORIENTANDO E FISCALIZANDO

Durante a pandemia, as agentes fiscais do CRESS-MG continuam disponíveis nos canais de atendimento para tirar dúvidas, fazer denúncias e realizar orientação sobre o exercício profissional. Além disso, são realizadas orientações coletivas online em que todas e todos assistentes sociais podem participar. A divulgação é feita por aqui, no site, e em nossas redes sociais.

Já a fiscalização, por se tratar de uma ação que deve ser feita presencialmente, está interrompida durante a pandemia.

Confira, aqui, as informações atualizadas de e-mails e telefones.

A seguir, os dados referentes ao trimestre em todo o CRESS-MG, tanto Sede, como Seccionais.

• Atendimentos no Plantão para orientações direcionadas ao exercício profissional:

– Via Telefone: 760

– Via e-mail: 488

• Dentre os temas mais abordados nas solicitações de orientação, estão, especificidades do trabalho profissional na pandemia, a vacinação de Assistentes Sociais, estágio em serviço social na pandemia.

– Campos de estágio fiscalizados: 257

– Atividades de Orientação Coletiva: 08

– Número de participantes nas atividades de Orientação Coletiva:  288

– Editais e processos seletivos fiscalizados:  62

ABRIL

• 02 Reuniões de Diretoria nos dias 05/04 e 19/04
  • 01 Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização no dia 16/04
  • 01 Reunião da Comissão de Seguridade Social no dia 27/04
  • Participação na reunião da COMAGO no dia 28/04

MAIO

Foram realizadas as seguintes atividades:

• 02 Reuniões de Diretoria nos dias 10/05 e 24/05
  • 01 Reunião da comissão de orientação e fiscalização (COFI) no dia 14/05
  • 01 Reunião da Comissão de Seguridade Social no dia 25/05
  • Participação na reunião da comissão de gestão do trabalho no dia 03/05
  • Participação da Reunião da COMAGO no dia 26/05
  • Participação na reunião do Conselho Pleno do CRESS nos dias 20/05 e 21/05
  • Participação na atividade promovida pela UNIPAC Uberlândia em comemoração ao dia do Assistente Social no dia 17/05
  • Participação na reunião de organização da atividade sobre imigrantes no dia 19/05
  • Participação na atividade do NAS Formiga-Mg em comemoração ao dia do Assistente Social no dia 20/05
  • Participação em evento da FACISA em comemoração ao dia do Assistente Social nos dias 27/05 e 31/05
  • Participação do setor de orientação e fiscalização (SOFI) na roda de conversa sobre requisições indevidas no dia 20/05

Além disso, o Setor de Orientação e Fiscalização (SOFI) manteve atendimento à categoria por meio remoto.

JUNHO

Foram realizadas as seguintes atividades:

• 02 reuniões de diretoria da Seccional Uberlândia nos dias 08/06 e 28/06
  • 02 reuniões da comissão de orientação fiscalização COFI nos dias 11/06 e 25/06
  • 01 reunião da diretoria com os trabalhadores no dia 01/06
  • 01 reunião da comissão de seguridade social com a participação da Prof.ª Dra. Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira ministrando sobre o tema “trabalho profissional, seguridade social e interdisciplinaridade: desafios e possibilidades” no dia 29/06
  • Participação na reunião da comissão de gestão do trabalho no dia 07/06
  • 01 Encontro Sede Seccional no dia 12/06
  • 01 reunião com o coletivo de profissionais de Uberaba para tratar sobre a questão da vacinação de Assistentes Sociais no município no dia 16/06
  • Participação na reunião do NAS Cerrado Mineiro para discutir as condições éticas e técnicas do exercício profissional em tempos de pandemia: orientações e resolução 493/2006 no dia 28/06
  • Participação na reunião do Conselho Pleno do CRESS nos dias 17/06 e 18/06
  • Participação na reunião para tratar do calendário unificado do CRESS no dia 24/06
  • Participação do setor de orientação e fiscalização (SOFI) na roda de conversa sobre requisições indevidas no dia 17/06/2021

A gestão da Seccional Uberlândia, “Unidade na Luta Resistir e Avançar 2020/2023, reforça o convite atodos/as Assistentes Sociais de sua área de abrangência a participarem das reuniões ampliadas, da Comissão de Seguridade Social, e demais atividades propostas. São muitos canais de participação!

Fique por dentro das atividades da Sede e das Seccionais através do site e do Facebook do CRESS-MG!