Retrospectiva CRESS-MG 2024. Venha conferir!

Publicado em 20/12/2024

A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de parar e refletir sobre como tem se dado o nosso trabalho como assistentes sociais. Você já se perguntou se tem adotado práticas alinhadas ao nosso Código de Ética Profissional? Se está por dentro dos debates atuais do Serviço Social? Se cumpre suas tarefas para viabilizar o acesso a direitos de forma crítica e reflexiva ou apenas imediatista e automática? 

Suspender o cotidiano, como costuma dizer a assistente social e professora Yolanda Guerra, é, sem dúvidas, um desafio, e o CRESS Minas sabe disso. A gestão, composta por assistentes sociais que além de seus empregos, assumem a tarefa não remunerada de estar à frente de um conselho profissional, tem se empenhado para promover atividades que qualifiquem o exercício profissional.

Neste 2024, estas ações foram um dos nossos destaques. Seja através das agentes fiscais, nas rodas de orientação por toda a Minas Gerais, seja por meio de nossas comissões temáticas, em suas reuniões on-line, ou ainda nos seminários estaduais, com participação de palestrantes de renome e públicos expressivos, nos últimos doze meses, buscamos contribuir para uma categoria crítica e antenada. 

Empenho que tem se dado pensando desde a formação profissional, quando realizamos em abril, o Encontro Estadual das Unidades de Formação (Ufas), em Belo Horizonte, ou, ainda, no lançamento do Projeto Travessia, em junho, que consiste em ir até as universidades do estado, dialogar com estudantes prestes a se formar, sobre a importância do Conjunto CFESS-CRESS.

Com o uso já consolidado da modalidade virtual em nossas ações, vem sendo possível alcançar um número expressivo de profissionais em iniciativas como, por exemplo, a 4ª edição do Curso de Educação Permanente: “A Dimensão Técnico-Operativa no Trabalho de Assistentes Sociais”, com nove encontros de março a julho, e participação de profissionais dos quatro cantos de Minas Gerais.

Nossas bandeiras pulsam liberdade!

Ainda sobre a realização de eventos, a capital mineira sediou, em julho, o Seminário Estadual Serviço Social na Educação, aberto à categoria, e que lotou o auditório, reafirmando o papel de Minas nas reflexões sobre este recente espaço sócio-ocupacional. Já em setembro, após mais de 20 anos, tivemos a oportunidade de receber profissionais de todo o país para dois grandes eventos do Serviço Social.

O Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans e o 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS aconteceram em um cenário de quase 150 dias sem chuva, na cidade, reforçando que além das caras e tradicionais bandeiras de luta do Serviço Social, as entidades representativas da profissão precisam se ater à crise climática que afeta a população brasileira de Norte a Sul. 

A defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PcDs) deu o tom para a campanha pelo Dia da e do Assistente Social em 2024. O tema “Nossa luta é anticapacitista” em alusão ao capacitismo, preconceito contra essa população, foi debatido em inúmeras ações encabeçadas pelo Conselho e pelos 25 Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) ativos hoje, no estado.

No campo político, estivemos presentes em mais de 70 reuniões e audiências públicas por Minas. Além das coberturas fotográficas de atos como o 8M pelo Dia das Mulheres e o Dia da Luta Antimanicomial (18/5), em Belo Horizonte, este ano acompanhamos e repudiamos a repressão às famílias que ocuparam uma fazenda em Lagoa Santa e as do Quilombo Baú, no Vale do Jequitinhonha.

E a respeito do funcionamento do CRESS-MG, este ano tivemos novidades: mais precisamente, doze. Em julho, recebemos uma nova equipe de trabalho aprovada no concurso público para os cargos de assistente administrativo e agente fiscal, tanto na Sede, em Belo Horizonte, como nas Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, totalizando, hoje, uma equipe de 55 profissionais.

Por mais um ano, nos empenhamos para fortalecer o Serviço Social em nosso estado, tanto por meio de uma gestão que dá o direcionamento político para as ações da entidade, sempre alinhada com o Código de Ética Profissional e as normativas da profissão, como através de profissionais de várias áreas com qualificação para manter o CRESS de portas abertas no dia a dia. 

Em 2025, seguiremos firmes no compromisso com a categoria e principalmente com a sociedade, a fim de que os serviços prestados pelas e pelos assistentes sociais sejam cada vez mais críticos e eficientes para a população brasileira. Aproveitamos o ensejo para desejar um novo ano cheio de vigor, para seguir na luta, e de alegria para que o caminho seja também agradável de se trilhar.

Veja aqui a Prestação 2024 completa!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h